Em 2024, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) consolidou importantes avanços no campo da pesquisa, inovação e pós-graduação. Diversas iniciativas contribuíram para estas conquistas, com destaque para o apoio à iniciação científica, o incentivo ao fortalecimento de parcerias estratégicas, e a expansão das oportunidades de pós-graduação.
Confira os projetos e iniciativas que marcaram o ano:
Em 2024, o IF Baiano iniciou o programa Ciências por Elas, com o intuito de promover maior participação de meninas e mulheres em projetos de pesquisa e extensão. A proposta visou priorizar o protagonismo feminino na ciência, com foco no desenvolvimento de tecnologias voltadas para o bem-estar social e para a articulação entre o Instituto e a sociedade.
A primeira seleção para o programa teve 12 projetos aprovados, os quais receberam apoio financeiro para sua execução no valor de 10 mil reais. Os projetos, que integraram áreas da pesquisa e da extensão, contribuíram para a formação e o empoderamento de jovens e mulheres envolvidas nas ações.
Ao longo de 2024, o IF Baiano teve quatro propostas aprovadas em editais nacionais do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), assegurando um orçamento de aproximadamente 1 milhão de reais, direcionado a bolsas vinculadas ao Programa Institucional de Iniciação Científica. Com o recurso, foi possível garantir a oferta inicial de 97 bolsas, em 2024, que irá se estender até 2027.
Este número soma-se à oferta atual de 12 bolsas PIBIC-Fapesb/IF Baiano, vinculadas à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), e 37 bolsas PIBIC-Institucionais. Além disso, o incentivo à pesquisa na instituição tem sido reforçado por editais internos voltados à seleção de bolsistas para os programas de Iniciação Científica e Tecnológica, que contribuem com a formação acadêmica e o desenvolvimento científico no IF Baiano.
Em outubro de 2024, o IF Baiano promoveu o III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (III CEPEX), sediado no Campus Senhor do Bonfim. A edição de 2024 contou com a participação de mais de 800 pessoas e a apresentação de 500 trabalhos científicos abordando diversas áreas do conhecimento.
Os participantes, incluindo alunos bolsistas, pós-graduandos e comunidade externa, tiveram a oportunidade de se aprofundar em temas atuais por meio de 12 oficinas e minicursos, além de palestras e mesas-redondas que incentivaram a troca de experiências e o aprimoramento das práticas pedagógicas e científicas. O congresso fortaleceu a difusão do conhecimento gerado no IF Baiano e o estreitamento dos laços entre os participantes e a sociedade.
Ainda em 2024, o IF Baiano obteve a aprovação de seis novos cursos de pós-graduação lato sensu pela Capes: Inovação e Tendências Educacionais, Gestão para a Educação Profissional e Tecnológica, Geoprocessamento, Educação Inclusiva, Educação a Distância e Docência para Educação Profissional e Tecnológica.
Segundo a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IF Baiano (Propes), estes cursos serão oferecidos já em 2025, na modalidade Educação a Distância (EaD), no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com a aprovação dos novos cursos, a instituição ampliou as oportunidades de qualificação profissional para os egressos e a comunidade, e prevê ofertar inicialmente 1.100 vagas.
Além disso, o IF Baiano obteve aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para dois projetos de cooperação interinstitucional com outras universidades. O Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) vai oferecer 16 vagas para servidores no Programa de Extensão Rural. Já o Programa de Mestrado e Doutorado Interinstitucional, em parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), disponibilizará 12 vagas de mestrado e 13 de doutorado no Programa de Produção Vegetal.
Esses novos cursos e projetos de cooperação interinstitucional visam a formação continuada de profissionais e a qualificação de servidores, além da troca de saberes e a colaboração acadêmica entre as instituições.
Também em 2024, foram dados importantes passos para a consolidação da Editora do IF Baiano. Em novembro, foi publicada a Instrução Normativa 74/2024, estabelecendo as diretrizes para o funcionamento da Editora, que tem como objetivo divulgar a produção científica e acadêmica da instituição.
Para 2025, a Propes planeja a abertura do primeiro edital da Editora do IF Baiano, com a finalidade de selecionar propostas de obras acadêmicas, incluindo livros eletrônicos compostos por coletâneas de textos de gêneros acadêmicos e científicos. A iniciativa visa ampliar a visibilidade da produção da instituição, proporcionando aos pesquisadores uma plataforma de publicação e contribuição do desenvolvimento educacional, social, cultural, científico e tecnológico.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br