Reitores de IES Federais reúnem-se com líder da Bancada baiana no Congresso para articular a definição de emendas de bancada
Atualizado em 14 de julho de 2023 às 11h19 | Publicado em 13 de julho de 2023 às 19h59

A reunião com a deputada federal Lídice da Mata contou com representações do IF Baiano, IFBA, UFBA, UFRB, UFOB, UFSB e UNILAB

Nesta quinta-feira, 13, reitores e reitoras de Instituições de Ensino da Bahia reuniram-se com a líder da Bancada Federal, a deputada Lídice da Mata, no prédio do IF Baiano na Avenida Tancredo Neves, para discutir a articulação com a Câmara Federal para a definição de emendas de bancada para 2024. Os reitores apresentaram as principais demandas e reivindicações das suas instituições para a deputada, a fim de que ela possa sensibilizar os parlamentares para destinação de investimentos para as instituições.

Desde o início do ano, os reitores se articulam com os parlamentares, pleiteando a recomposição do orçamento, que sofreu uma série de cortes nos últimos anos. Entre as principais reivindicações dos reitores estão a retomada de obras paralisadas por falta de recursos.

Outra preocupação dos gestores é a assistência estudantil. Diante do cenário de vulnerabilidade em que se encontram muitos estudantes, após os impactos da pandemia e de crises econômicas, os gestores buscam recursos junto à Bancada para melhor assistí-los.

Para o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, este momento de conversa conjunta é importante para que todas as instituições tenham acesso às informações e busquem uma atuação uniforme e integrada, fazendo com que os parlamentares enxerguem as demandas e projetos das instituições na definição das emendas de bancadas para 2024. “Hoje, nós já temos um nítido esforço do Governo Federal pela recuperação e pela ampliação dos orçamentos; isso já é um ganho fantástico. Mas a gente não pode deixar, enquanto unidades federais, de buscar as emendas, tantos as individuais, quanto as de bancada, para os projetos e necessidades específicas das unidades, das atividades de ensino, pesquisa, extensão, para os eventos que a gente realiza na instituição”, explica o reitor.

De acordo com a deputada, reuniões como as de hoje fazem parte de um processo de construção do orçamento feito pela Bancada da Bahia com os diversos segmentos que a Bahia precisa estimular para crescer.

Saiba quais foram as instituições representadas no encontro:

IF Baiano – reitor Aécio José Duarte

IFBA – reitora Luzia Mota

UFBA – o vice-reitor Penilpon Silva Filho

UFRB –  reitora eleita, Georgina Gonçalves dos Santos, e o reitor atual, Fábio Josué Souza dos Santos

UFOB – vie-reitor Antônio Oliveira

UFSB – Francisco Mesquita