Se fosse um país, a Rede Federal estaria em posições superiores às do Brasil em todas as áreas analisadas.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou, na última sexta-feira (6), os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Os números do estudo apontaram que, se fosse um país, a Rede Federal estaria entre os primeiros colocados – e acima da posição do Brasil – em todas as áreas avaliadas.
O Pisa testa, a cada três anos, os conhecimentos em Ciências, Leitura e Matemática de estudantes entre 15 anos e três meses (completos) e 16 anos e 2 meses (completos) no início do período de aplicação da avaliação matriculados a partir da 7º série. No Brasil, a coordenação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em Ciências, foco da análise do Pisa em 2015, a Rede Federal recebeu 517 pontos, um número superior à média brasileira – registrada em 401 e representando a soma das notas obtidas pelos estudantes das redes Federal, Estadual e Particular. Se fosse um país, a Rede Federal teria ficado na 11° colocação, à frente de países como Coreia do Sul (516 pontos).
Na área de Leitura, a Rede Federal obteve 528 pontos, o que colocaria hipotético “país das federais” na segunda colocação do ranking. Já em Matemática, a posição conquistada seria de 30° colocado, ainda assim, acima da posição do Brasil, que ocupa a 65° colocação no item, de acordo com o Programa de Avaliação.
Para o Reitor do IF Baiano, Geovane Barbosa, os resultados do Pisa 2015 reforçam a excelência das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e trazem à tona a necessidade de valorização do projeto pelo governo federal. “Estamos passando agora pelo momento de votação da PEC 55 que prevê uma redução nos recursos e isso pode comprometer essa qualidade”, ressalta o gestor.
Ele também destaca o mérito dos estudantes representado nos números: “Vale destacar que na Rede Federal e, no caso específico do IF Baiano, quase 70% dos estudantes encontram-se em vulnerabilidade social e econômica e esse resultado mostra a superação desses estudantes em ter um bom desempenho numa avaliação internacional”.
Acesse o relatório completo.
Saiba mais sobre o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br