Avaliação externa acontece no período de 7 a 11 de março
De 7 a 11 de março, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) recebe uma equipe pertencente ao banco de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o seu primeiro processo de avaliação externa com a finalidade de recredenciamento institucional.
Nessa visita às instalações do Instituto, o local escolhido por sorteio foi o Campus Guanambi. Durante esse período, os avaliadores seguem a agenda de reuniões separadas com dirigentes, membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), coordenadores, docentes, estudantes e técnico-administrativos e visitas às instalações (secretaria, registro e controle acadêmico, auditórios, salas de aula, gabinetes de professores e laboratórios).
Para a análise documental, a equipe avaliará Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), organograma institucional, Projeto Pedagógico Institucional (PPI), documentação do imóvel, Estatuto e Regimento Geral do IF Baiano, projeto de autoavaliação, Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), atas de criação de colegiados, listagem de docentes e respectivos currículos, planos de cargos e salários de servidores e contratos de assinaturas de periódicos e licenças de uso de softwares instalados nos laboratórios.
Segundo a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Rosemeire Baraúna, o recredenciamento objetiva ratificar ou negar a competência institucional para a oferta de cursos superiores, disse Baraúna. “São utilizados mecanismos diferenciados para a coleta e análise de dados e informações, entre eles o diálogo com a comunidade interna, oportunizando a livre expressão de estudantes, técnicos e docentes”, declarou.
Como serão avaliados os eixos planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão, infraestrutura e requisitos legais e normativos, “essa é uma ocasião favorável para demonstrar como a instituição tem conduzido as ações para atendimento de demandas de formação em nível superior. Como todo processo avaliativo, mais uma oportunidade de identificar potencialidades e elementos a serem melhorados para se alcançar o ensino de excelência”, finalizou a pró-reitora.
Documentos:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/1996;
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes (Lei nº 10.861/2004);
Exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no Sistema Federal de Ensino (Decreto nº 5.773/2006).
Esta matéria tem caráter informativo.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
IF Baiano/Reitoria/Comunicação/Jornalismo
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br