No dia 01 de agosto, o Reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, fez a transferência de 14 mesas de som para todos os campi da instituição. Esse material foi doado pela Delegacia da Receita Federal do Brasil de Feira de Santana e é fruto de apreensões feitas em operações da Receita. As mesas foram recebidas pelos diretores dos campi da instituição, na reunião do Conselho de Dirigentes – Codir.
Ainda na quinta-feira (01), a comissão de descaracterização de produtos da Receita Federal foi até o Campus Catu para acompanhar o que tem sido feito com os vinhos doados ao campus para projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Na ocasião, estudantes e docentes dos cursos da área de Alimentos demonstraram como os vinhos têm sido usados em aulas práticas sobre degustação de vinhos e como ingrediente em diferentes pratos, além da utilização como insumo em projetos de pesquisas. Os projetos têm realizado a transformação de vinhos em álcool para desinfecção de materiais e em geleia de mangaba.
De acordo com o professor Saulo Capim, os vinhos têm sido utilizados em atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos técnicos em Alimentos e Cozinha (Proeja) e no Tecnólogo em Gastronomia. “O recebimento destes materiais tem possibilitado o desenvolvimento de projetos de pesquisa (desenvolvimento de novos alimentos), de cursos de extensão na modalidade FIC de Sommelier de vinhos, cursos básicos de vinho. Já no ensino, [os alunos têm] a oportunidade de [realizar] atividades de degustação e compreensão das técnicas envolvidas na formação de recursos humanos,” conta o professor.
De acordo com a pró-reitoria de Ensino, Kátia Vilela, a parceria entre o IF Baiano e a Receita Federal tem proporcionado valiosas contribuições para as atividades administrativas e pedagógicas dos campi. “Gostaria de destacar a importância dos materiais destinados à descaracterização, como cigarros, bebidas alcoólicas, TVBox e vestuário. Nas aulas práticas, nossos professores têm aproveitado esses recursos de maneiras inovadoras: o tabaco é transformado em compostagem, os TVBox são reutilizados em subestações de computadores, e as bebidas alcoólicas são convertidas em deliciosos pratos, doces e geleias”, conta a pró-reitora.
Numa instituição pública, há todo um protocolo para aquisição de materiais que leva tempo e demanda orçamento. Com a chegada de insumos através de parcerias como essa, as aulas práticas ficam abestecidas de material. “Essas iniciativas têm tornado as aulas mais envolventes e prazerosas, permitindo aos alunos perceberem de forma concreta a aplicação da teoria na prática. Além disso, essa parceria reforça o compromisso social que o IF Baiano e a Receita Federal assumem ao estabelecer este acordo de cooperação técnica”, explica Kátia.
O recebimento desses insumos é importante para a formação dos estudantes do IF Baiano, mas também para a sociedade como um todo que tem sido impactada de maneira positiva, através da parceria entre a Receita Federal e a instituição. “A parceria do IF Baiano com a Receita Federal possibilita dar um destino sustentável a ítens que seriam incinerados, destruídos ou descartados. Com a aquisição dos itens (vinhos, cigarros e outros materiais disponíveis) é possível realizar o beneficiamento [desses materiais] e devolver os mesmos com valor agregado à população através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.” afirma Saulo Capim.
Estiveram presentes na visita os servidores Gustavo Breitenbach, delegado da Receita Federal em Feira de Santana/BA, Karla Malaquias Barbosa, chefe do Serviço de Programação e Logística da Delegacia da Receita Federal em Feira de Santana/BA, e Manoel Mendes Cerqueira Filho, representante de Cidadania Fiscal da Delegacia da Receita Federal em Feira de Santana/BA.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br