Quatro cursos de graduação do IF Baiano são reconhecidos com conceito 5
Atualizado em 28 de junho de 2023 às 12h43 | Publicado em 22 de junho de 2023 às 11h50

O Instituto Federal Baiano acaba de ter novos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC e avaliados com nota máxima (5) pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os cursos são: Tecnológico em Gastronomia, em Catu; Licenciatura em Ciências Biológicas, em Serrinha; Tecnológico em Gestão de Cooperativas, Serrinha; Engenharia de Alimentos, em Uruçuca.

Três cursos tiveram reconhecimento renovado, avaliados com conceito 4: Tecnológico em Gestão de Turismo (Campus Uruçuca), Licenciatura em Ciências Agrárias (Campus Senhor do Bonfim) e Licenciatura em Ciências da Computação (Campus Senhor do Bonfim). Este conceito pode variar na escala de 1 a 5, sendo o conceito 1 totalmente insatisfatório, conceito 3 satisfatório e conceito 5 máximo de excelência.

“Uma instituição com vários cursos avaliados com nota 5 pode ser considerada como detentora de boas práticas pedagógicas e de gestão que a permitem ofertar à sociedade cursos de qualidade comprovadamente reconhecida”, explica o procurador educacional institucional, Tiago de Carvalho Queirós. Esses resultados, portanto, afirmam a qualidade da educação ofertada pelo IF Baiano.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. De acordo com o procurador educacional institucional, o processo de avaliação leva em consideração diversos aspectos. “O Sinaes é composto por informações do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas são enviadas para as Instituições para orientação e para que se possam tomar ações necessárias ao aperfeiçoamento na oferta do curso”, explica Tiago. Ele reforça que os dados são importantes para a sociedade, servindo como uma referência quanto à qualidade dos cursos de uma instituição.
O processo de avaliação conta com visita de avaliadores designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP. De posse do Instrumento de avaliação de curso de graduação vigente, eles podem comprovar se o curso e a instituição possuem ações comprovadamente evidenciadas como exitosas. Ao final da visita de avaliação a Comissão apresentara um relatório final avaliando diversos itens constantes no Instrumento de avaliação, submetendo-o à Instituição com a atribuição de um conceito para o curso que está sendo avaliado.