Qualidade dos gastos públicos é tema de capacitação
Atualizado em 6 de junho de 2018 às 12h51 | Publicado em 30 de maio de 2018 às 14h06

O curso e o workshop trataram de metodologias e procedimentos para melhor empregar o orçamento destinado ao IF Baiano.

Durante três dias, os diretores gerais e administrativos dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) participaram, em Salvador, do curso Qualidade dos Gastos Públicos, ministrado pelo professor Ricardo Bulgari, mestre em Administração Gerencial, e do workshop “Matriz Orçamentária de 2018”, apresentado pelo professor Marco Maciel, mestre em Ciência da Informação.

foto

No curso, foram tratados temas destinados à capacitação dos gestores do Instituto para melhor empregar o orçamento destinado ao IF Baiano. “Nesse início de gestão, reitoria e campi, é importante ter uma orientação teórica dos procedimentos que devam nortear as atividades de aplicação do orçamento demonstrando que a reitoria, desde o primeiro momento, mostra-se alinhada com os demais gestores do IF de se apoiarem mutuamente na consecução da maximização da eficácia, eficiência e efetividade dos gastos públicos”, explica o reitor do IF Baiano, professor Aécio José.

WhatsApp Image 2018-05-30 at 07.07.32

Já o workshop apresentou toda a metodologia de distribuição orçamentária para a rede de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), começando pelos conceitos básicos de execução orçamentária, apresentando, em seguida, as fórmulas da distribuição da Matriz de 2018, com os dados reais do Instituto. Para finalizar, foram discutidas as mudanças para a Matriz 2019 e os impactos dessas mudanças para o IF Baiano, a exemplo da utilização da base de dados da Plataforma Nilo Peçanha e das mudanças no cálculo do custeio para utilizar a carga horária do catálogo e não mais a carga horária dos Projeto Pedagógico dos Cursos (PPCs).