Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Psicast: IF Baiano lança podcast de psicologia, saúde mental e qualidade de vida
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h12 | Publicado em 12 de maio de 2021 às 16h22

O podcast é produzido pelo Coletivo de Psicólogas(os) do IF Baiano para ajudar a comunidade acadêmica a lidar com a saúde mental em tempos de pandemia

Compartilhe nas redes sociais:

O IF Baiano lançou, nesta terça-feira (11), o Psicast, podcast que abordará temas de psicologia, saúde mental e qualidade de vida, produzido pelo Coletivo de Psicólogas(os) do IF Baiano (ColetivoPsi If Baiano). Episódios novos vão ao ar a cada 15 dias, em tocadores digitais como Anchor, Spotfy, Google Podcast e também no canal do ColetivoPsi IF Baiano no Youtube com tradução em libras. Psicologia para Todos é o primeiro episódio, comandado pelas psicólogas Aline Soares e Tamires Santos e já está disponível nessas plataformas.

O ColetivoPsi If Baiano vem promovendo uma série de ações durante a pandemia para fornecer cuidado e acolhimento emocional à comunidade do IF Baiano neste momento de crise humanitária. As estratégias de comunicação e a viabilidade das ações foram mudando ao longo tempo a partir das demandas do público. O Coletivo percebeu, por exemplo, que atualmente as lives não têm sido efetivas como no início da pandemia e precisaram pensar em uma forma de comunicação mais direta. “Percebemos cansaço, desgaste e pouca adesão do público com relação às lives neste segundo ano de distanciamento social e, por este motivo, este projeto de extensão irá utilizar conteúdos mais diretos e resumidos, através de arquivos de áudio”, afirma Catarina Sakai, psicóloga do Campus Senhor do Bonfim.

Se a adolescência já é um período intenso de transições e descobertas, o estresse e a ansiedade impostos pelo isolamento social, pelo medo do contágio e também pela possibilidade de perda de pessoas queridas aumentaram a intensidade emocional vivida pelos jovens. Nesse contexto, os profissionais de psicologia que atuam na educação podem trazer contribuições significativas à população e, em especial, ao público-alvo do IF Baiano, durante a pandemia. Entre elas, o aprendizado de exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse, meditação, exercícios de respiração, ações compartilhadas de cuidado que tragam sensação de pertença social, ajuda para readequação dos planos e estratégias de vida.

Como as tecnologias da informação e comunicação tem sido, no atual momento, a forma mais utilizada para proporcionar integração social e troca de conhecimentos, o Coletivo tem se beneficiado delas para viabilizar sua atuação e espera o engajamento da comunidade em mais esta ação. Para contribuir com perguntas e sugestões de temas, o público pode enviar um e-mail para psicologos@ifbaiano.edu.br com o assunto Psicast. Os próximos dois episódios do Psicast serão sobre saúde mental e sobre ansiedade. Temas como autocuidado e como diminuir o uso do celular também estão na pauta do ColetivoPsi. Não perca!

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br