Prorrogadas até dia 15 de julho as inscrições para intercâmbio na Argentina
Atualizado em 12 de julho de 2024 às 11h02 | Publicado em 12 de julho de 2024 às 11h02

Três alunos receberão bolsa para estudar espanhol no Centro de Línguas SET IDIOMAS, localizado em Córdoba, Argentina

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) anunciou a prorrogação das inscrições para o Programa de Experiência Linguístico-Profissional Internacional no Centro de Línguas SET IDIOMAS, localizado em Córdoba, Argentina. Os interessados têm agora até o dia 15 de julho para se inscreverem através do e-mail mobilidade@reitoria.ifbaiano.edu.br.

O objetivo do edital é selecionar três estudantes de graduação do IF Baiano para participarem deste programa internacional, que terá duração de quatro semanas, ocorrendo de 03 a 30 de agosto de 2024. Este programa é uma excelente oportunidade para os discentes aprimorarem seu conhecimento da língua espanhola e vivenciarem uma experiência cultural e profissional no exterior.

Os três primeiros candidatos classificados receberão uma bolsa para cobrir os custos do programa. As vagas serão distribuídas de forma a contemplar um aluno por campus do IF Baiano. Em caso de desistência ou eliminação de selecionados, poderão ser convocados mais estudantes do mesmo campus, conforme a classificação.

Detalhes do Programa

O programa inclui um curso intensivo de espanhol e atividades extracurriculares de formação profissional. As aulas de espanhol ocorrerão no período da manhã, das 9h às 13h, de segunda a sexta-feira, em grupos nos níveis A2 e B1. À tarde, os participantes se envolverão em atividades complementares, incluindo visitas a instituições acadêmicas e produtivas, além de eventos culturais. Estão previstas duas visitas institucionais e duas atividades culturais por semana.

Requisitos para Inscrição

Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:

1. Estar regularmente matriculado em um dos cursos regulares de graduação do IF Baiano e ter frequência comprovada.
  2. Ser brasileiro e ter idade igual ou superior a 18 anos até a data de inscrição.
  3. Ter um coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 no ano de 2023 (ou no semestre 2023-2 para cursos semestrais).
  4. Comprovar conhecimento de espanhol no nível A1, no mínimo.
  5. Ter frequência mínima de 75% no ano de 2023.
  6. Não estar respondendo a processo disciplinar no IF Baiano.
  7. Apresentar carta de motivação e a documentação exigida no edital.
  8. Assinar termo de ciência de que, ao retornar, não terá tratamento especial quanto às suas obrigações acadêmicas.

Compromissos dos Selecionados

Os estudantes selecionados deverão se dedicar integralmente às atividades propostas pelo programa, fazer referência ao IF Baiano em suas publicações e devolver ao IF Baiano todos os recursos recebidos em caso de desistência ou abandono do programa. Além disso, deverão apresentar um relato de experiência escrito e uma apresentação oral após o retorno, bem como participar de eventos acadêmicos para disseminar os conhecimentos adquiridos.

Responsabilidades do Estudante

Os estudantes serão responsáveis pela obtenção de documentos necessários, como passaporte e comprovantes de vacinação, bem como por eventuais complementações financeiras para cobrir as despesas do programa, estimadas em R$ 12.000,00.

Para mais informações, os interessados devem consultar o edital completo disponível no site do IF Baiano.