Proposta de Hotel Tecnológico está aberta para consulta
Atualizado em 8 de novembro de 2016 às 09h41 | Publicado em 8 de novembro de 2016 às 09h41

Servidores podem opinar sobre a proposta até o dia 27 de novembro

Está aberto, até o dia 27 de novembro, o período de consulta sobre a regulamentação da proposta para o Programa Institucional de Hotel Tecnológico (HT) no IF banner-hotel-tecnologico-opinaBaiano. No documento, constam os procedimentos para o fomento, criação e funcionamento dessas unidades no Instituto.

O objetivo do Programa de Hotel Tecnológico é apoiar o desenvolvimento de projetos empreendedores das comunidades interna e externa do IF Baiano, considerando o grau de inovação, a viabilidade mercadológica dos produtos, processos e serviços. As ideias e ações inovadoras poderão se transformar em negócios, criando-se empresas, através da aplicação tecnológica.

De acordo com Agnaldo Freire, Assessor Especial do IF Baiano, cada unidade de HT poderá oferecer apoio por meio de hospedagem física ou virtual, num período que poderá ser de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Durante a hospedagem, os empreendedores receberão treinamento em gestão de empresas, assessoria para gerenciamento do negócio e para o desenvolvimento tecnológico. Para obter a graduação, os projetos devem apresentar Modelo e Plano de Negócio, Relatório Técnico, constituição de empresa e desenvolvimento do protótipo, quando previsto.

Muitos projetos encontram-se em fase inicial e podem ser geridos por uma tecnologia mais simples e um investimento menor, o que, de forma nenhuma, os impede de demonstrar um grande potencial de crescimento. E é, neste momento, que eles se enquadram como empreendimentos viáveis para as Unidades de Hotel Tecnológico”, afirmou Agnaldo.

Estudantes, egressos, servidores e pesquisadores empreendedores da comunidade acadêmica e externa do IF Baiano poderão ter seus projetos selecionados para hospedagem nos HTs, através de editais específicos.

O que é um Hotel Tecnológico? O Hotel Tecnológico (HT) é uma “pré-incubadora” para o desenvolvimento de projetos, apoiando-os em seus primeiros passos e tendo como prioridades: formação empresarial; estímulo à postura empreendedora; incentivo a criação de empresas com produtos/serviços inovadores e a aproximação do meio acadêmico do mercado profissional.

O servidores do IF Baiano podem opinar sobre a regulamentação dos HTs no site do Opina.