Propes seleciona proposta que concorrerá ao programa Oficinas 4.0
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h56 | Publicado em 30 de junho de 2020 às 15h47

A Pró-reitoria de Pesquisa de Inovação (Propes) recebe, até o dia 16 de agosto, propostas de inovação tecnológica no contexto da Economia 4.0 para representar o IF Baiano no programa de capacitação Oficinas 4.0 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). A equipe selecionada deverá ser mista e verticalizada e terá seu projeto inscrito pela Reitoria no edital Ifes 02/2020, concorrendo com outras propostas da Rede Federal às 15 vagas disponibilizadas pelo programa.

O Oficinas 4.0 é um programa de capacitação com oficinas extracurriculares, executadas em espaços de construção coletiva, voltadas à criação de soluções para demandas reais oriundas do setor produtivo, com o objetivo de desenvolver, em estudantes do ensino técnico, de graduação e pós-graduação, as competências e habilidades requeridas pela Economia 4.0. Esta diz respeito à transformação do padrão da atividade econômica, baseada na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados.

Conforme estabelece o edital, as propostas devem conter, no mínimo, uma instituição parceira do setor produtivo e uma instituição pública da educação básica das redes estadual ou municipal nos projetos de inovação e difusão tecnológica. As propostas passarão por duas fases de avaliação: documental e a avaliação da proposta. Propostas com documentação incompleta serão automaticamente eliminadas. Os critérios de avaliação levarão em conta a qualidade dos projetos, a qualidade dos professores membros da equipe, a infraestrutura do campus de execução e seu impacto social.

A proposta selecionada pleiteará recursos financeiros de R$ 216 mil. Os interessados em participar da seleção devem encaminhar proposta e documentação para o e-mail pos.graduacao@reitoria.ifbaiano.edu.br e conferir informações detalhadas sobre o processo seletivo na página Concursos e Seleções.