Propes seleciona projetos de pesquisa para concessão de bolsas Pibic-EM
Atualizado em 26 de novembro de 2021 às 21h43 | Publicado em 3 de novembro de 2021 às 16h18

O período de submissões vai de 05 a 15 de novembro

Entre os dias 05 e 15 de novembro, a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) recebe propostas de projetos de pesquisa para concessão de 17 bolsas de Iniciação Científica Jr. da CNPq (Pibic – Ensino Médio). Ao todo serão selecionados 12 projetos de pesquisa; sete deles sem vínculo com Grupo de Pesquisa e cinco com vínculo. As propostas devem seguir o Manual de Submissão de Projetos de Pesquisa, disponível no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), que orienta quanto à elaboração e ao envio da proposta pelo SUAP.

O Pibic – EM tem o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes e participativos, despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais dentre os discentes de ensino médio, mediante a participação em atividades de popularização das ciências e das artes e em pesquisa científica e/ou tecnológica, orientadas por pesquisadores(as) atuantes e qualificados(as).

As bolsas têm o valor mensal de R$ 100,00.  Para se candidatar à bolsa, é preciso atender, entre outros requisitos listados no edital, aos seguintes requisitos mínimos: estar regularmente matriculado(a) em cursos integrados ou subsequentes do IF Baiano; ter bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar; poder dedicar dez horas semanais às atividades do projeto; possuir frequência acadêmica igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento); não ter vínculo empregatício, de qualquer natureza, durante toda a vigência da bolsa concedida pelo CNPq.

O resultado preliminar da seleção das propostas está previsto para 02 de dezembro e o resultado final para 07 de dezembro. Para mais detalhes sobre a seleção, é necessário acessar o edital, disponível na página Concursos e Seleções, no portal do IF Baiano. Esclarecimentos e informações adicionais sobre esta Chamada Interna, poderão ser obtidas na Coordenação de Pesquisa do campus ou pelo e-mail propes@ifbaiano.edu.br.