Propes seleciona projeto de pesquisa para concorrer em edital da Fapesb
Atualizado em 6 de julho de 2022 às 11h42 | Publicado em 6 de julho de 2022 às 11h42

O prazo de submissões vai de 6 a 18 de julho

Até o dia 18 de julho, a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) recebe propostas de projetos para concorrer ao Edital FAPESB/SECTI Nº 005/2022, que destinará recursos financeiros a projetos de pesquisa de alto impacto científico, tecnológico e/ou social em áreas estratégicas ou na fronteira do conhecimento. As submissões são realizadas através de envio do formulário de inscrição preenchido para o e-mail do Núcleo de Inovação Tecnológica (nit@ifbaiano.edu.br).

A Propes selecionará um projeto para compor a proposta institucional do IF Baiano e pleitear a concessão de recursos financeiros não reembolsáveis de até R$ 1.980.000,00 no edital. Os recursos destinam-se ao desenvolvimento de atividades de pesquisa de alto impacto científico, tecnológico e/ou social em áreas estratégicas ou na fronteira do conhecimento que visem a busca de solução de problemas estaduais e o desenvolvimento regional.

Podem participar da seleção projetos de todos os campi do IF Baiano, exceto do campus Uruçuca que já obteve aprovação de projeto a ser submetido ao Edital FAPESB/SECTI Nº 005/2022 – INCITE , no período anterior à Errata I e Edital Revisitado publicado pela Fapesb, que limitou em dois projetos por ICT executora. O Prazo de Execução do Projeto/proposta será de 36 (trinta e seis) meses, a contar da data da publicação do Termo de Outorga no DOE/BA, podendo ser prorrogado.

Propostas

É condição obrigatória que a proposta estabeleça parcerias institucionais que envolvam as Instituições de Ensino Superior, Institutos e Centros de Pesquisa, públicos ou privados, que desenvolvam atividades de pesquisa no Estado da Bahia. Além de propor pesquisa de elevada qualidade, o projeto deve pretender a formação de Recursos Humanos; a transferência de conhecimentos, tecnologias e inovações para as comunidades locais, setor produtivo e setor público e o compartilhamento de sua infraestrutura com eles.

Outra característica importante é a autossustentabilidade: o projeto deve buscar formas de se manter sustentável, organizacional e financeiramente; seja através da sua consolidação como rede de excelência, assumindo identidade própria; seja pela transferência de tecnologias para empresas, vendendo serviços relacionados à sua vocação, captando recursos de outras agências de fomento ou até mesmo utilizando parte do orçamento das instituições.

Para mais informações, os interessados devem consultar a Chamada Interna da Propes e o Edital da Fapesb.