Propes recebe submissões de projetos para concessão de bolsas PIBITI
Atualizado em 12 de agosto de 2022 às 18h20 | Publicado em 12 de agosto de 2022 às 18h20

O prazo de submissões de propostas é de 15 a 23 de agosto

De 15 a 23 de agosto, a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) estará com Chamada Interna aberta para receber submissões de propostas de projetos de Inovação Tecnológica para financiamento através da Chamada/PIBITI do CNPq nº 33/2022. O Programa de Iniciação Tecnológica concederá bolsas mensais de R$ 400,00 para alunos de graduação, no período de 12 meses. As submissões são realizadas através do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP.

Cada projeto aprovado receberá uma bolsa PIBITI e o valor de até R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), a título de auxílio ao pesquisador para aquisição de materiais de consumo, conforme disponibilidade orçamentária do IF Baiano, com a opção de parcelamento a critério da instituição.

O PIBITI visa selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, processos, serviços (protótipos, sistemas, modelos de negócios, tecnologias sociais ou tecnologias digitais e dentre outros) preferencialmente de caráter multidisciplinar, com capacidade de usar conhecimentos agregados convertendo inventos técnicos em bens e serviços econômicos no ambiente produtivo e social.

Os projetos podem resultar em: cultivares, patentes de invenção ou modelo utilidade, desenho industrial, marca, topografia de circuitos integrados, caderno de especificações para indicação geográfica, programa de computador, plataforma digital, jogos digitais, banco de dados, dentre outros.

Para ser contemplado com bolsa, o estudante precisa estar regularmente matriculado em curso de graduação do IF Baiano; estar apto a completar os 12 meses de bolsa referentes ao seu plano de trabalho, ainda como estudante do IF Baiano; ter bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, com média igual ou superior a 5,0; poder dedicar 20 horas semanais às atividades do projeto; não ser beneficiado por outra bolsa de qualquer natureza, estágio ou similar, durante a vigência da bolsa (consultar exceções no edital); possuir frequência acadêmica igual ou superior a 75%; entre outros requisitos detalhados no edital.

Para conferir as informações completas sobre a Chamada Interna, os interessados devem ler atentamente o edital.