Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Projetos científicos do IF Baiano se destacam na Febrace 2021
Atualizado em 29 de dezembro de 2022 às 14h09 | Publicado em 30 de março de 2021 às 17h23

Dois projetos do Campus Catu nas áreas de Humanas e Saúde foram premiados na Feira

Compartilhe nas redes sociais:

Duas pesquisas cientificas do IF Baiano foram premiadas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), uma das maiores feiras de ciências do país, que ocorreu entre os dias 15 e 27 de março e contou com a exposição de mais de 300 projetos. A premiação do evento foi realizada no último sábado, 27, em cerimônia virtual, com transmissão ao vivo pela internet.

A pesquisa Imagens de Catu: tipologia documental para a construção de um museu iconográfico virtual para o município de Catu-BA concorreu com outros 56 projetos e ganhou o 2° lugar na categoria Ciências Humanas. Já o projeto de pesquisa fomentado pelo IF Baiano e pelo CNPq, CicatriBIO: produção de formulações farmacêuticas a partir do látex da mangaba (Hancornia speciosa) para auxílio na cicatrização de úlceras cutâneas em pacientes diabéticos, conseguiu o 3° lugar entre 34 projetos da área da Saúde e publicará um artigo na revista Inciência.

Museu virtual resgata história de Catu-BA

A equipe do projeto Imagens de Catu, formada pelos alunos Luis Fernando dos Santos Souza, Filipe Matheus Oliveira e Hebert William Fernandes, pelo docente Marcelo Souza Oliveira e pelo técnico em assuntos educacionais Rafael Rosa da Rocha, realizou uma pesquisa documental iconográfica, levantando principalmente fotografias do município de Catu e dos catuenses e criou um museu virtual para que a comunidade local pudesse conhecer sua história. O Museu Catu em Retrato é também uma ferramenta para que estudantes, professores da educação básica e pesquisadores das mais diversas áreas possam realizar pesquisas.

Segundo o professor de História, Marcelo Souza Oliveira, a ideia do projeto surgiu a partir da percepção de que uma diversidade muito grande de fontes iconográficas sobre a cidade se encontrava dispersas na internet. “Resolvemos, então, tentar fazer um inventário, organizar, interpretar essas fontes e disponibilizá-las através da criação do Museu Virtual”, explica.

Para o bolsista do projeto, Luis Fernando, é muito gratificante receber esse reconhecimento depois de tanto esforço e trabalho em grupo madrugadas à dentro. “Acredito que nosso museu tem o poder de fazer com que os munícipes da cidade de Catu possam conhecer um pouco mais sobre sua história e se orgulhar da mesma, entender que o interior também tem uma história rica e bonita”, afirma.

A pesquisa está, atualmente, na segunda etapa, quando vai analisar a possibilidade do uso do Museu como recurso pedagógico para o ensino de história em escolas do ensino fundamental de Catu. A equipe visa ainda ampliar o acervo e criar uma galeria destinada a mapas e plantas históricas sobre a cidade e outra para os cidadãos catuenses, “personalidades e anônimos”.

Equipe do projeto que criou o Museu Catu em Retrato

Gel cicatrizante feito com látex da mangaba

O projeto Cicatribio comprovou que formulações a partir do látex da mangaba são eficazes na cicatrização de ferimentos, sem causar quaisquer efeitos colaterais. O gel e a pomada, resultantes da pesquisa, podem ajudar no tratamento de feridas em decorrência de doenças como a diabetes, que acomete 16 milhões de pessoas em todo o Brasil.

A ideia surgiu do aluno João Pedro de Oliveira Lima, ao observar que, quando se corta o caule do pé da mangaba, rapidamente a planta estanca o látex liberado e ‘cicatriza’ o caule. Ele então levantou a hipótese de que esse látex tivesse efeito reparador na cicatrização de ferimentos e pudesse ajudar a sua avó, que sofre com esse tipo de complicação decorrente da diabetes. Após alguns estudos, junto à colega Ítila Maykely dos Santos e aos orientadores Saulo Luis Capim e Jane Lima dos Santos, João Pedro confirmou sua teoria de que a planta, típica da região Nordeste, era realmente eficaz.

O orientador da pesquisa, Saulo Capim, explica que diferente do látex da seringueira, já utilizado pelo mercado para o mesmo fim, o látex da mangaba tem a vantagem de não possuir proteínas tóxicas que causam efeitos colaterais e irritações na pele. A pesquisa está em sua segunda etapa (testes em camundongos), após os resultados na fase I (in vitro) serem surpreendentes e motivarem a equipe a dar entrada em um pedido de patente junto ao INPI.

Recentemente, o projeto também ganhou um subsídio de 200 mil reais do Ministério da Educação (MEC), através do edital Empreendedor Inovador, para que a pesquisa seja concluída e possa realizar testes e comercialização do produto. “Quando chegarmos ao fim das fases e estivermos com os produtos formulados e disponíveis no mercado, poderemos auxiliar a população com uma problemática que atinge milhares de pessoas no mundo todo. Os ferimentos difíceis de cicatrizar causam enormes transtornos para a sociedade. São gastos milhões de reais anualmente no SUS para tratar pessoas com ferimentos graves e difíceis de cicatrizar. Este projeto tem o intuito de auxiliar as pessoas e os profissionais de saúde que lidam com esta temática constantemente”, concluiu o professor.

Estudantes João Pedro e Ítila Maykely com o orientador do Cicatribio Saulo Capim

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br