Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Projeto oferece aulas gratuitas de Libras para crianças
Atualizado em 22 de junho de 2021 às 16h59 | Publicado em 22 de junho de 2021 às 16h39

Escolas poderão inscrever turmas de crianças da educação infantil e fundamental até 21 de julho.

Compartilhe nas redes sociais:

O projeto Libras para Crianças irá oferecer, a partir de 15 de julho, oficinas gratuitas de ensino de Libras como segunda língua para turmas de crianças ouvintes da educação infantil e fundamental. O projeto é realizado desde 2019 por servidores e estudantes do Campus Uruçuca do IF Baiano.

Segundo os realizadores, inicialmente, as oficinas foram pensadas apenas para o município de Uruçuca, mas devido à pandemia, este ano, o projeto será realizado em formato virtual e aberto a todo o território nacional.

Para participar, escolas de ensino infantil e fundamental, devem inscrever as turmas interessadas, informando nome e localização da escola, quantidade de alunos que irá atender às oficinas e nome do responsável pela inscrição. “Serão atendidas, a princípio, 25 turmas, por ordem de inscrição. Cada escola pode inscrever uma única turma e deixar duas no cadastro de reserva. Caso haja disponibilidade, ela será atendida”, explica a coordenadora do projeto, Sara Oliveira. 

Para assistir as aulas, os alunos precisam ter conexão à internet e acesso à plataforma Google Meet

Faça o cadastro da sua escola. Inscrições serão aceitas até 21 de julho. 

Sobre o projeto 

Estimular habilidades voltadas a inclusão, respeito e empatia na primeira infância é um dos principais intuitos do Libras para Crianças. Segundo Oliveira, o projeto, que está em sua segunda edição, busca incentivar o desenvolvimento de um sistema educacional inclusivo, “ampliando habilidades funcionais das crianças, promovendo ações e medidas que diminuam o bloqueio da comunicação e interação entre surdos e ouvintes através de práticas pedagógicas”.

A primeira edição foi realizada em 2019, em formato presencial, beneficiando 64 alunos da rede de ensino municipal e de escolas particulares de Uruçuca, Bahia.  

A ideia de ensinar Libras para a primeira infância veio da necessidade de incentivar a comunicação entre públicos surdos e ouvintes desde cedo. “Acreditamos que ao estimular a segunda língua para as crianças ouvintes, proporcionaremos oportunidade de outras realidades e vivências que as auxiliarão em seu desenvolvimento”, argumenta a servidora. 

Para saber mais ou tirar dúvidas sobre o projeto, entre em contato com a coordenação, pelo e-mail sara.santos@ifbaiano.edu.br

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br