Projeto do IF Baiano é escolhido em seleção pública da Finep
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h39 | Publicado em 5 de abril de 2017 às 08h37

Recurso apoiará pesquisa multicampi

Agora, em março, saiu o resultado final da Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA – 02-2014 – Equipamentos Multiusuários. Entre os projetos contemplados, está a proposta “Fortalecimento de uma estrutura de pesquisa multicampi desenvolvida pelo Instituto Federal Baiano” apresentada pelo professor doutor Alisson Jadavi.

Pela Chamada, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), apoia financeiramente instituições públicas de ensino superior e/ou de pesquisa que precisem adquirir ou manter equipamentos multiusuários de médio e grande porte ou ainda adaptar instalação de infraestrutura física com o intuito de proporcionar condições para crescer e consolidar a pesquisa científica e tecnológica.

Para o coordenador Jadavi, o projeto vem fortalecer uma rede de pesquisa do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) entre os Campi Guanambi, Senhor do Bonfim, Serrinha e Governador Mangabeira. “Todos trabalham no âmbito de desenvolver a agricultura, principalmente em condição semiárida, na questão de escassez hídrica. Esse é o grande problema que a gente tenta atenuar no desenvolvimento de nossas pesquisas”, explica o professor. “Fortalecer não no sentido de interação entre os pesquisadores, mas sim no sentido de viabilizar compra de novos equipamentos. São caros. Existem equipamentos que superam o recurso da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propes) que é disponível anualmente”, destaca.

Jadavi esclarece que, com a disponibilidade do recurso e a compra dos equipamentos, as pesquisas avançam: “a gente pode passar para o nível máximo de publicação dos periódicos (nível internacional) porque os equipamentos viabilizam isso”, frisa. A área de Ciências Agrárias e todos os cursos relacionados (agronomia, agropecuária, agroindústria, zootecnia) são beneficiados diretos, mas “qualquer campus pode ser beneficiado porque a ideia é: qualquer professor que necessite utilizar, envie a amostra…”, diz.

ImpactoO pesquisador Alisson destaca que a aprovação do projeto demonstra uma resposta rápida à sociedade de uma instituição jovem (menos de dez anos) porque “não estamos dependendo dos recursos do Ministério da Educação”, enfatiza. “Essas pesquisas são feitas em regiões historicamente excluídas desse processo de pesquisa, da formação de recursos humanos em nível de mestrado e doutorado”, afirma o pesquisador. “Vai muito além do fortalecimento interno da pesquisa, quem ganha, os alunos que fazem parte desse processo que é novo”, pontua.

Segundo o reitor Geovane Nascimento, a aprovação demonstra um mérito técnico e uma qualidade do projeto que vai contribuir, principalmente, para o semiárido. “A gente tem um quadro de pesquisadores de excelência, então é importante incentivar porque é o caminho das instituições”, declara. “É fundamental que o desenvolvimento agrário possa ser construído com o respaldo da Ciência e da Tecnologia. A gente está dando os primeiros passos (captando recursos) e cada vez mais se consolida. Eu espero a consolidação da Rede Federal como uma protagonista importante para o desenvolvimento local e regional”, finaliza o reitor.

Equipamentos:

• IFL: Sistema Integrado de trocas gasosas e fluorescência;

• Analisador de cobertura (dossel) de plantas LAI-2200TC, com GPS integrado e opção de mapeamento;

• Espectômetro de massa com plasma;

• Extratores de Richards;

• Medidor de área foliar de bancada LI-3100C.

Esta matéria tem caráter informativo.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

IF Baiano/Reitoria/Comunicação/Jornalismo