Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Projeto do IF Baiano criou sinais em Libras para termos da Química
Atualizado em 17 de abril de 2023 às 11h54 | Publicado em 17 de abril de 2023 às 11h54
Compartilhe nas redes sociais:

Uma iniciativa de extensão do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi proporcionou enriquecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Trata-se do projeto Química Pelas Mãos, que consiste na criação de um sinalário composto por dez termos usados cotidianamente na área.

A idealizadora é a estudante de Licenciatura em Química, Rita Freitas. Durante o lançamento do projeto, ocorrido na noite da última quarta-feira (12), no Auditório do Campus, ela revelou o que a motivou a criar o projeto.

“Percebi, durante uma monitoria voluntária a dificuldade dos intérpretes frente a carência de terminologias Químicas em Libras, o que, por sua vez, refletia em frequentes relatos de alunos e amigos surdos que não conseguiam compreender a disciplina. Pesquisei e descobri a não existência ou inadequação de muito deles e com o apoio de profissionais de Libras, criamos este sinalário”, disse.

Os dez novos sinais foram publicados em forma de folder e no canal do Projeto Química pelas Mãos no Youtube. O material didático deve contribuir com professores, tradutores/intérpretes de Libras e alunos com surdez, com vistas a facilitar a interação comunicativa.

Os termos que tiveram os sinais criados foram: Base, Hidroxila, Ligação Covalente, Mistura Homogênea, Mistura Heterogênea, Oxidação, Redução, Solução, Soluto e Solvente.

A apresentação do projeto teve a participação de estudantes e servidores do Campus Guanambi, além de membros da comunidade surda da cidade e da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada).

Para Laiza Alves Domingues, especialista em Libras e mãe de um surdo, a criação do sinalário é um marco na história do ensino de química para surdos e é essencial e urgente que o projeto se expanda para outras áreas. “Esse projeto, além de empoderar o povo surdo, traz para o IF Baiano notoriedade no desenvolvimento da inclusão e acessibilidade das pessoas com surdez”, disse.

Participando remotamente do lançamento por motivo de viagem, o diretor-geral, Carlito Barros, mostrou satisfação com a inciativa. “Todas as ações que provem a inclusão das pessoas são bem-vindas. A iniciativa de criar o sinalário para os termos é um feito muito relevante para a instituição, pois preenche uma lacuna que dificulta o processo de aprendizagem. Espero que estudantes e professores de outras áreas também possam pesquisar e embasar a criação de novos sinais que irão facilitar a compreensão dos assuntos”, comentou.

Química pelas mãos é um projeto que faz parte do Programa de Extensão Tecnológica (PET) do IF Baiano e tem a coordenação da professor Joilce Fernandes, com participação do professor e interprete de Libras Julianno Lima e do pedagogo surdo Yuri Fernades. Além de Rita, as estudantes Isabela Martins, Jaine Cruz e Raquel Almeida participaram da execução como bolsistas ou voluntárias.

Além do canal no Youtube, o projeto conta também com um perfil no Instagram. A ideia é que novos conteúdos possam ser adicionados no futuro com base em novos estudos para criação de sinais para termos ainda não referenciados pela língua.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br