Projeto do Campus Uruçuca para produção de chocolate é destaque na SBPC
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h31 | Publicado em 6 de julho de 2016 às 16h11

06/07/2016 – Protótipo inovador reduz custos e aperfeiçoa o investimento dos produtores nas fases de produção do chocolate.

DSCN4039O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) e outros institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estão participando da 68a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e apresentando diversos projetos de inovação no estande do Ministério da Educação.

O evento acontece até o dia 9 de julho na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro.

Um dos projetos inovadores vem do IF Baiano – Campus Uruçuca: é o protótipo de estufa automatizada, usado para transformar o cacau em chocolate. A solução inovadora, que recebeu recursos do MEC, reduz custos e aperfeiçoa o investimento dos produtores nas fases de quebra do fruto, fermentação, colheita e fabricação.

“Hoje, já se usam estufas, mas não automatizadas”, explica Ana Paula, estudante do curso técnico em informática do Campus Uruçuca do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). Segundo ela, o equipamento desenvolvido pelo projeto realiza toda a análise de temperatura, umidade e outros indicadores de forma autônoma, e algumas empresas já se interessam em fazer testes voltados à produção comercial. “Isso pode beneficiar tanto o pequeno quanto o grande produtor”, ressalta.

Para Marcos Viegas, secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, o financiamento público para atividades de pesquisa e extensão tecnológica é essencial. “Os projetos que estão expostos na SBPC apresentam grande potencial para o incremento dos sistemas de produção do país, o que pode proporcionar retorno à sociedade na forma de geração de emprego e renda”, disse, em visita ao estande na segunda-feira, 4, acompanhado do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab.

A 68ª SBPC ocorre no campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro. O evento, que tem como tema Sustentabilidade e Tecnologias para a Integração Social, teve cerca de 4 mil inscritos, de acordo com dados da organização. São mais de 400 palestras e cursos à disposição de professores, estudantes e pesquisadores. O espaço é aberto ao público, de forma gratuita, e funcionará até o próximo dia 9.

Saiba mais: Oficinas de produção de café e chocolate se destacam na SBPC

Com informações e imagem da Setec/MEC