Projeto divulga Curso de Formação em Experimentos Pedagógicos para Escolas do Campo
Atualizado em 5 de março de 2021 às 11h37 | Publicado em 3 de março de 2021 às 17h42

São 25 vagas a serem preenchidas entre os dias 5 e 15 de março por professores e estudantes de licenciaturas

O Grupo de Pesquisa em Questões Agrárias, do IF Baiano Campus Santa Inês, abre inscrições, entre os dias 5 e 15 de março, para o preenchimento de 25 vagas do Curso de Formação em Experimentos Pedagógicos para Escolas do Campo. A proposta é gratuita e, do total de vagas, 20 são destinadas a professores da Educação Básica do Território do Vale do Jiquiriçá, e 5 a estudantes de licenciaturas e licenciados que desejam atuar em escolas agrícolas.

Os interessados devem se inscrever preenchendo este formulário, a partir da data de abertura das inscrições (5 de março) e aguardar a confirmação da comissão organizadora. As aulas acontecem entre abril e junho deste ano, com datas e horários a serem definidos.

Durante a formação, os participantes selecionados irão aprender sobre estrutura fundiária brasileira, educação do campo, uso de agrotóxicos, produção de alimentos, agroecologia, entre outros assuntos. No total, serão 45 horas certificadas em encontros virtuais que devem acontecer pelas plataformas RNP Conferências Web, Google Meet e Google Sala de Aula.

Saiba mais sobre a iniciativa

O curso é uma das atividades do projeto de extensão “Debatendo com/na escola básica: o uso de tóxicos no agro brasileiro”, apoiado pelo Edital 02/2020, da Proex do IF Baiano. A iniciativa é executada no Campus Santa Inês pelo Grupo de Pesquisa em Questões Agrárias do IF Baiano, sob a coordenação da professora Aline Lima.

“O Curso de Formação em Experimentos Pedagógicos para Escolas do Campo é uma das ações que vêm sendo desenvolvidas com o propósito de contribuir com a construção de uma escola que contextualize o mundo vivido pelos alunos e aproxime os temas da espacialidade local e global dos temas da espacialidade cotidiana”, explica Aline Lima.

A docente ainda ressalta que “apesar do intenso movimento de fechamento das escolas do campo, o território do Vale do Jiquiriçá apresenta ainda 280 estabelecimentos da educação básica na zona rural (INEP, 2019), demonstrando que há grande potencial para o desenvolvimento de ações voltadas ao fortalecimento da educação do campo”. Aline comenta que o Curso de Formação em Experimentos Pedagógicos para Escolas do Campo é uma dessas ações.

Em caso de dúvidas, os interessados podem enviar e-mail para cursoexperimentospedagogicos@gmail.com.