Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Projeto de Extensão em Santa Inês Promove Encontros Literários com Escritores Negros e Indígenas
Atualizado em 19 de julho de 2024 às 16h03 | Publicado em 19 de julho de 2024 às 13h11
Compartilhe nas redes sociais:

Após um ano de encontros, partilhas e aprendizados, nesta semana, nos dias 16 e 17, as atividades do projeto de Extensão “Encontros Literários com Escritores/as Negros/as e Indígenas” foram encerradas. 

Iniciado em julho de 2023, o projeto realizou encontros literários em diversos locais da comunidade, incluindo o IF Baiano – Campus Santa Inês, a Biblioteca Municipal, a Escola Antenor Rangel em Lagoa Queimada, e a Escola Judith Lima da Hora em Bela Mira. Durante os encontros, obras de autores como Daniel Munduruku, Marcos Cajé, Marcia Mendes, Eliane Potiguara, Cristino Wapichina, e outros, foram exploradas através de leituras, rodas de conversa e atividades de partilha.

O projeto começou com uma oficina de contação de histórias na perspectiva da Pedagogia Griô, ministrada pela atriz e educadora Karla Cajaiba, que ajudou a formar o repertório da equipe executora. Antes dos encontros com os estudantes, houve uma roda de conversa com professores, coordenadores pedagógicos e a equipe da Secretaria de Educação municipal, discutindo a temática “A experiência docente e o perigo de uma história única: tecendo caminhos para uma educação antirracista”.

Para finalizar, nos dias 16 e 17 de julho, foram realizadas exposições e debates sobre identidade e autoestima no Instituto de Educação do Município de Santa Inês e na Escola Professor Manoel Reis, com a participação de Eliane Ferreira e Micael Marques.

O projeto, realizado por Merilande de Oliveira Soares Eloi, técnica em Assuntos Educacionais; Arlene Luttigards de Oliveira Vaz Sampaio, pedagoga; Carrilho Oberdan Guanais Aguiar, técnico em Assuntos Educacionais; e Eliane Ferreira da Silva Santos Barbosa, técnica em Assuntos Educacionais, envolveu servidores e estudantes do IF Baiano – Campus Santa Inês, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e foi desenvolvido com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura literária e promover o contato com diversas culturas. As sessões literárias, realizadas com estudantes do ensino fundamental I e II, buscavam sensibilizar para uma leitura crítica e emancipatória, valorizando a cultura literária indígena e afro-brasileira e desconstruindo estereótipos. A ação beneficiou todos os envolvidos, fomentando uma educação antirracista.

Gabriela Brito, bolsista do projeto e estudante do Curso Técnico em Zootecnia do IF Baiano, destacou a importância de sua participação: “Participar do projeto me proporcionou diversidade de entendimento e contribuiu significativamente na construção do meu repertório sociocultural, além de me aproximar da área de linguagem, leitura e interpretação. Também me reconhecer como mulher negra e tecer caminhos para uma educação antirracista foram experiências marcantes.” A diretora pedagógica Marília França também ressaltou o impacto positivo: “O projeto descortina mundos desconhecidos pelos nossos estudantes e fomenta o reconhecimento de sua singularidade através da literatura negra e indígena.”

Com o intuito de estreitar as relações acadêmicas e valorizar a cultura literária indígena e afro-brasileira, o projeto de Extensão “Encontros Literários com Escritores/as Negros/as e Indígenas” deixa um legado importante na comunidade de Santa Inês, promovendo a formação de leitores críticos e a valorização das diversidades culturais.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br