Projeto de biodigestor criado por estudante do IF Baiano é destaque no Canal Futura
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 11h12 | Publicado em 14 de novembro de 2018 às 16h17

Ideia de construir um biodigestor caseiro se transformou em projeto de extensão, beneficiando produtores rurais da região de Santa Inês.

Vai ao ar nesta quinta-feira, 15, no Canal Futura, mais um episódio do programa Pense Grande.doc, uma série de 26 episódios sobre casos de jovens empreendedores no país. E o destaque da vez é um projeto do egresso do IF Baiano, Rafael Gonçalves, desenvolvido durante seu tempo de formação no curso técnico integrado em Zootecnia no Campus Santa Inês.

Utilizando dejetos de origem animal, o estudante construiu um protótipo de biodigestor caseiro para produção de biogás, formação de biofertilizantes e capacitação de pequenos agricultores de sua região.

estudante-rafael-biodigestor

A ideia surgiu a partir da identificação de uma necessidade observada em seu contexto familiar. “Lá em casa, a gente tem muito consumo com gás de cozinha por causa do trabalho do meu pai, que é com ferrageamento de animais a quente. Sem falar do uso do gás para cozinhar. E a gente viu uma reportagem falando sobre os biodigestores. Então, eu e meu irmão fizemos um biodigestor, digamos, bem rústico, lá em casa”. No entanto, a primeira tentativa não deu certo. Era preciso entender melhor o funcionamento da tecnologia e essa foi a hora de pedir ajuda. Com orientações dos professores do Instituto Federal Baiano, Rafael começou a estudar sobre como aperfeiçoar o método de construção de um biodigestor, e assim, a simples ideia se transformou em projeto de extensão. “Com isso, veio a ideia de fazer uma fábrica de biodigestor no meu povoado, Lagoa Queimada, que necessita bastante disso. A população de lá é muito carente, então eles também necessitam de um gás de baixo custo”, relatou o jovem pesquisador.

Além da vantagem da redução de gastos, a produção de biogás tem impacto ambiental e para a saúde de moradores próximos a propriedades rurais, pois utiliza como matéria orgânica para sua geração dejetos de animais que, quando tratados de forma inadequada, podem contaminar o ar, o solo e a água. Assim, o biodigestor apresenta-se como alternativa ao aproveitar esses resíduos, que seriam dispensados como lixo, para a geração de energia renovável, cujo índice de poluição é baixo quando comparado aos combustíveis fósseis.

“A relevância desse projeto gira em torno, além da questão ambiental, uma vez que você está tirando esse dejetos do meio ambiente e impedindo que eles contaminem o meio ambiente, também da geração de renda porque você diminui o gasto com botijão de gás que, economicamente, para as pessoas daqui é muito caro. Então, você reduz o uso desse botijão de gás porque você vai estar utilizando o metano, que é o biogás produzido da composição desses dejetos, no fogão”, comenta a orientadora do projeto e docente do Campus Santa Inês, Tharcilla Pessoa.

Para demonstrar as potencialidades do uso do biogás foram realizados cursos para produtores rurais da região, com o envolvimento de quase 100 famílias. Hoje, apesar da conclusão do projeto, o trabalho de conscientização para os benefícios do uso da tecnologia continuam. “Nós estamos aqui caminhando pelos assentamentos e pequenas propriedades rurais levando um biodigestor portátil e incentivando as pessoas a ter esse biodigestor nas propriedades para poder diminuir a contaminação no meio ambiente e, além disso, ter a economia na utilização do gás”, relata a docente.

Há também a previsão de oferta de um curso de capacitação para produtores rurais, na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), com o objetivo de socializar o procedimento de implantação do biodigestor em pequenas propriedades e da utilização de dejetos de origem animal para produção do biogás e a produção do biofertilizante para ser utilizado como adubo.

–-

O episódio da série Pense Grande.doc sobre o projeto vai ao ar nesta quinta-feira, 15, às 22h15, no Canal Futura. Os episódios também estarão disponíveis no Futura Play e no site do projeto.