Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Projeto Alimentos Online mantém diálogo com estudantes durante suspensão das aulas
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h55 | Publicado em 22 de julho de 2020 às 15h37

Transmitidas por meio de plataformas digitais, as lives discutem temas interdisciplinares com a participação de docentes do curso.

Compartilhe nas redes sociais:

O colegiado do curso técnico em Alimentos do Campus Catu vem promovendo atividades online para os estudantes do curso e interessados. Com a suspensão das atividades presenciais em toda a instituição, em atendimento às recomendações das autoridades de saúde, professores do colegiado construíram coletivamente um projeto que pudesse manter o diálogo com os discentes durante o período. 

Assim nasceu o projeto Alimentos Online, uma iniciativa baseada na realização de lives transmitidas via plataformas digitais, que vem trazendo aos estudantes do curso discussões interdisciplinares, que se relacionam com a sociedade contemporânea e que são relevantes para a formação do Técnico em Alimentos. Segundo o coordenador da ação, o professor de História, Moisés Leal, o objetivo central é apresentar uma resposta no campo pedagógico para reduzir os prejuízos na aprendizagem derivados da conjuntura atual, em que a recomendação é o isolamento social. 

“Esse projeto, apesar de não corresponder a um espaço para a aplicação do conteúdo programático, previsto nos planos de curso e no cumprimento do calendário letivo, contribui para aplacar os efeitos gerados pelo cancelamento temporário das atividades presenciais”, explica o docente. 

As lives são realizadas semanalmente e tiveram início em junho. A próxima atividade prevista traz o tema “Quais são as alternativas para manter um negócio em tempos de pandemia?” e será transmitida no dia 30 de julho, por meio deste link. Mas, segundo o coordenador da ação, muito conteúdo ainda será compartilhado e as discussões estão abertas à participação de quem mais tiver interesse nas atividades. “Há lives previstas para até o mês de outubro e outras temáticas estão tendo a sua formulação amadurecida para integrarem um cronograma que se estenderá até o mês de dezembro de 2020”, informa.

Segundo o docente, mesmo com o projeto em curso, já é possível avaliar a iniciativa positivamente. “Têm emergido nos encontros discussões que são enriquecidas pela multiplicidade de perspectivas que advém da participação de docentes com formação em diferentes áreas do conhecimento”. 

No entanto, Moisés destaca que as restrições de acesso a internet por parte dos estudantes, impossibilita que a totalidade dos estudantes do curso seja beneficiada com o projeto. Por esse motivo, além dos conteúdos via web conferência, está prevista a produção de conteúdos relacionados às temáticas de cada live nos formatos de textos, vídeos ou áudios (podcast). “Com isso, pretendemos viabilizar o acesso ao conhecimento mobilizado em cada live para estudantes que, por dificuldades no acesso a internet, não conseguem participar das atividades em tempo real”, conclui. 

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br