Programa Ciência Itinerante é destaque na Reditec 2017
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h45 | Publicado em 24 de novembro de 2017 às 11h13

Projeto foi apresentado na Mostra de Experiências Exitosas, na modalidade Extensão.

WhatsApp Image 2017-11-23 at 18.29.52

Marcelo Oliveira, um dos coordenadores do Ciência Itinerante, apresenta ações do projeto na Reditec 2017, em João Pessoa.

O Programa ‘Ciência Itinerante: a cultura, a ciência e o conhecimento ao seu alcance’, desenvolvido por estudantes e professores do Instituto Federal Baiano, foi uma das iniciativas apresentadas como ‘experiências exitosas’, da modalidade Extensão, na Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017).

Realizado há 25 anos, o programa Ciência Itinerante se materializa por meio de apresentações de experiências, demonstrações, painéis interpretativos e exposições implantadas em escolas públicas, feiras de ciências, exposições, museus e visa também a integração do IF Baiano com as comunidades locais e regionais.

O apresentação do projeto no evento foi realizada na última quarta-feira (22), pelo professor Marcelo Oliveira, coordenador do programa no Campus Catu. Segundo ele, hoje, o Ciência Itinerante é composto por cerca de 150 estudantes do IF Baiano, orientados por 25 professores, e tem como meta atingir, anualmente, um público de 30 mil pessoas. “Nosso entusiasmo é saber que a gente potencializa a vocação dos estudantes do Instituto, que podem ser de qualquer série e de qualquer curso, e provoca o gosto da ciência no cidadão comum, que pode ser uma criança de cinco anos ou até um idoso de setenta”.

A Reditec é promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Neste ano, a 41ª Reditec está sendo organizada pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), sendo sediada na cidade de João Pessoa.

A participação na Reditec, segundo Marcelo, é importante para o reconhecimento do trabalho dos estudantes e servidores que compõem o programa Ciência Itinerante, através da visibilidade proporcionada pelo evento que reúne iniciativas de toda a Rede Federal. “Também podemos dialogar com gestores de toda a rede sobre as possibilidades de que o Programa seja adotado em outros institutos. Isso é bastante positivo, pois nosso intuito principal é estimular a popularização das ciências no interior do Brasil”, concluiu.

Veja mais sobre a participação do IF Baiano no evento, no vídeo produzido pela equipe de comunicação da Reditec 2017: