Professores do IF Baiano são promovidos à classe de Titular da Carreira EBTT
Atualizado em 17 de maio de 2018 às 12h03 | Publicado em 17 de maio de 2018 às 12h00

IF Baiano passa a contar com 13 professores titulares da carreira EBTT

Dois professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) foram promovidos, nesta semana, à Classe de Titular da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Tratam-se dos docentes Abdon Santos Nogueira, do Campus Santa Inês, e Sérgio Luiz Rodrigues Donato, de lotação no Campus Guanambi.

As análises de promoção foram realizadas por Comissão Especial de Avaliação, constituídas pelas Portarias 1234/2018 e 1251/2018 e compostas por professores do Instituto e de outras universidades baianas. As bancas ocorreram, respectivamente, nos dias 14 e 15 de maio, na Retoria do IF Baiano, em Salvador.

Ambos os docentes titulados são atuantes na área de Ciências Agrárias. Com a promoção deles, o IF Baiano passa a somar 13 (treze) professores ocupantes da Classe de Titular da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

As condições, critérios e procedimentos para a promoção de docentes à titulação de carreira no âmbito do IF Baiano são regidos em Regulamento próprio, o qual estabelece a apresentação de um memorial documentado ou tese acadêmica inédita para apreciação da comissão de avaliação.

“Nós avaliamos e depois verificamos a pontuação dada através de um quadro de avaliação de todos os títulos e pontuamos de acordo com o regulamento. O professor normalmente tem atividades de ensino, pesquisa e extensão e de direção, de gestão. Alcançando a pontuação mínima, ele consegue passar para professor titular”, esclareceu a professora Célia Marques Teles (UFRB), componente externo da comissão de avaliação.

A ascensão à classe de professor titular representa o último nível acadêmico a que um docente pode alcançar. “O professor que chega à titular não é um professor iniciante. É um professor que já passou por todas as classes existentes na instituição. Geralmente, ele já é um doutor, tem pesquisa, tem uma atividade de extensão, tem publicações dependendo do tamanho da sua pesquisa, em maior número e o produto desse professor tanto é um trabalho intelectual publicado quanto é o trabalho de formação de novas gerações”, comentou.