Professores de Educação Física participam de curso de capacitação
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h55 | Publicado em 12 de setembro de 2018 às 14h23

O objetivo foi promover o aprimoramento das modalidades esportivas, no âmbito do Instituto, tendo em vista os Jogos Estudantis do IF Baiano.

20180827_095415

Durante quatro dias, os professores de educação física do IF Baiano puderam participar de cursos de qualificação voltados para as áreas esportivas e de treinamentos. O objetivo foi promover o aprimoramento das modalidades esportivas, no âmbito do Instituto, tendo em vista os Jogos Estudantis do IF Baiano programados para o mês de novembro no Campus Bom Jesus da Lapa.

Os cursos, nesse primeiro momento, foram focados nas modalidades do Atletismo e Futsal e tiveram como ministrantes os professores Kiyoshi Takahashi, no Atletismo, e Wilton Carlos de Santana, no Futsal. “É de fundamental importância você estar sempre se qualificando e, além disso, é um propósito da nova administração reativar essa parte esportiva que é tão bem recebida pelos alunos e pelos profissionais da área. Essa retomada, junto com a qualificação, poderá nos render bons frutos nos jogos internos e, além de atender outro objetivo, que é a representação do Instituto Federal Baiano nos jogos do Nordeste”, destacou o professor Sebastião Edson da Comissão de Organização dos Cursos.

Um dos principais pontos discutidos foi a importância do jogo nas aulas de Educação Física e no processo de formação dos estudantes. “Eu penso que, em aprendendo Futsal ou Atletismo, nos deveríamos ganhar autonomia para a gente viver melhor e viver melhor em sociedade. Eu utilizo como principal veículo pedagógico o jogo porque a pergunta central, em todos os jogos, é de como eu tenho que agir diante dos outros, ou seja, eu estou envolvido num microssistema social que se chama aula. Então penso nesse tipo de educação voltada para essa atitude, para a autonomia moral, e o jogo tem muito a contribuir nessa direção”, comentou o professor Wilton Santana.

O professor Jadson de Oliveira Lima, Campus Senhor do Bonfim, destacou ainda a preocupação de integrar a Educação Física a outras disciplinas. “O meu objetivo não é só ensinar Futsal, o meu objetivo é ensinar Educação Física escolar e eu penso no rendimento do aluno e no sucesso de sua vida acadêmica quando sair daqui. A gente pensa na promoção da saúde, no rendimento escolar, no desempenho acadêmico de maneira geral e o desempenho desse aluno enquanto comportamental. O esporte tem de ser usado não como uma ferramenta fim, mas integradora, mediadora, para que com outras disciplinas eu possa aumentar os recursos desse aluno”.

No entanto, as técnicas necessárias para o aprendizado do próprio jogo não ficaram de fora dos debates. “O jogo é também o principal meio de ensino para se aprender a jogar. Não é o jogo pelo jogo, não é jogo enquanto uma atividade lúdica, interessante, que eu me envolvo. É isso, mas é muito mais do que isso. Por exemplo, eu quero aprender a jogar futsal, eu vou aprender a partir dos elementos táticos do jogo. O jogo é tanto uma educação para a vida, como também, é o jogo enquanto um veículo de treino, de ensino que ensina a jogar, cada vez melhor, aquele esporte que se pretende”, concluiu o professor Wilton Santana.