Professor do IF Baiano que foi à NASA participa de evento na Agência Espacial Brasileira
Atualizado em 30 de agosto de 2024 às 15h20 | Publicado em 29 de agosto de 2024 às 13h51

Depois de ir para Houston – EUA, em julho, o professor do IF Baiano – Campus Catu, Francisco Augusto da Silva Neto,  selecionado para participar do Programa Limitless Global Educator Program (LGEP), está, agora, em Natal, na estação de lançamento de foguetes Barreira do Inferno (CLBI), para mais uma etapa do projeto.

O docente voltou dos Estados Unidos cheio de novidades para compartilhar com seus alunos. “Em Houston, nós tivemos a oportunidade de ver na prática boa parte do que nós tínhamos visto apenas teoricamente durante esses primeiros meses. Então, pudemos visitar instalações, inclusive, algumas das instalações que a gente visitou, a gente não pôde tirar fotos por conta de segredo de estado, de tecnologia desenvolvida lá pela NASA, mas a gente pôde visitar locais onde astronautas são treinados, onde aviões são produzidos, onde motores de foguetes são projetados e por aí vai”, conta Francisco.

Agora, os 10 professores brasileiros selecionados pelo Programa estão reunidos na Agência Espacial Brasileira para trazer todo o conhecimento gerado na experiência nos EUA para o Brasil. “Nós vamos realizar atividades com uma turma de professores aqui do Rio Grande do Norte, aqui na CVT, que é o Centro Vocacional Tecnológico da Agência Espacial Brasileira”, conta o docente.

Desde fevereiro, os professores têm trabalhado com seus alunos para projetar um experimento simples para voar em microgravidade e investigar ou demonstrar fenômenos científicos. “E desde esse período a gente tem tido encontros semanais, bate-papos com cientistas lá da NASA, com astronautas também, justamente para aprimorar nossos conhecimentos acerca desse tema e também aprendendo novas atividades práticas para levar aos nossos alunos em sala de aula”, explica.

O intercâmbio do docente com a NASA repercutiu na imprensa, em sites como o da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) e o docente considera importante divulgar e difundir esse tipo de iniciativa que aumenta, inclusive, a projeção do IF Baiano entre a comunidade externa. “Mostra que os profissionais que estão ali (IF Baiano) são do mesmo nível dos profissionais que, hoje, atuam na NASA, que atuam no CERN, que atuam nos principais laboratórios de ciência do mundo. E isso é uma excelente propaganda tanto para atrair novos alunos, quanto para inspirar os alunos que ainda estão na instituição”, conta.

Os estudantes do campus estão empolgados com o projeto, pois participaram de várias atividades. Os alunos do primeiro e segundo ano do curso técnico em Química e do segundo ano do curso técnico em Alimentos participaram de um concurso de poesia em inglês, enviadas para a Estação Espacial Internacional e estão aguardando o resultado. “Além disso, as turmas do segundo ano do técnico em Química e do técnico em Alimentos também elaboraram propostas de experimentos a serem realizados lá na Estação Espacial Internacional. Quando eu estive lá, eu apresentei propostas dos meus estudantes para o Conselho para eles decidirem qual desses experimentos eles vão mandar lá para a Estação Espacial Internacional”, conta o professor.

Conheça a pesquisa do professor do IF Baiano Campus Catu:

Professor: Francisco Augusto da Silva Neto

Escola: Instituto Federal de Catu, Bahia

Nome do experimento: Experimental Analysis of Water Surface Under Gravitational Effects

Campo da pesquisa: Física

Resumo do experimento: estudar como a tensão superficial da água e a formação de gotículas são influenciadas pela gravidade em diferentes superfícies, como vidro, plástico e metal, quando comparadas entre a Terra e as condições de microgravidade na Estação Espacial Internacional.