ProfEPT IF Baiano está com inscrições abertas
Atualizado em 8 de dezembro de 2023 às 08h50 | Publicado em 6 de dezembro de 2023 às 14h54

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) campus Catu está com 16 vagas disponíveis para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), sendo 8 para servidores e 8 para ampla concorrência.

O curso é oferecido em rede nacional e conta com 654 vagas distribuídas em 22 instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica. O ingresso será realizado por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), que será aplicado no dia 25 de fevereiro de 2024.

O Campus Catu oferece 16 vagas para o curso nas seguintes linhas de pesquisa:

• Linha 1: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
  • Linha 2. Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

As aulas do ProfEPT do IF Baiano irão acontecer presencialmente no campus Catu, quinzenalmente, às quintas-feiras (tarde e noite) e sextas-feiras (manhã e tarde). Endereço: Rua Barão de Camaçari, 118, Bairro: Centro – CEP 48110-000.

As inscrições encerram-se em 4 de janeiro de 2024. Para participar, os candidatos devem preencher o formulário online e pagar a taxa de inscrição no valor de R$150,00. Aqueles que estiverem inscritos no Cadastro Único ou que façam parte de famílias de baixa renda podem solicitar a isenção da taxa.

Os candidatos também devem ter atuado no ano de 2023, mediante comprovação, no exercício de práticas de ensino ou em gestão de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, em ambientes formais ou não-formais, públicos ou privados, desenvolvendo atividades em cursos ou programas de:

• Formação inicial e continuada de trabalhadores ou qualificação profissional;
  • Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM); e/ou
  • Educação Profissional Tecnológica de Nível Superior (graduação ou pós-graduação)

O ProfEPT é um programa de pós-graduação stricto sensu que visa proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 13 de março de 2024.

Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital, que pode ser acessado no site do ProfEPT.