Proex divulga editais com 94 bolsas de extensão
Atualizado em 27 de março de 2023 às 11h12 | Publicado em 27 de março de 2023 às 11h12

A Pró-reitoria de Extensão lançou dois editais do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBIEX. O prazo de submissão de propostas de projetos de extensão para financiamento de bolsas para estudantes de graduação e para os de nível médio inicia na próxima quinta-feira, 30.

São 39 vagas para PIBIEX – Graduação e 55 vagas de PIBIEX – Jr, distribuídas entre os campi.  Para estudantes de graduação a bolsa é de R$ 700,00 e para o PIBIEX – Jr é de R$ 300,00. Os projetos receberão também auxílio financeiro para despesas de custeio de até R$ 1.200,00 para nível médio e até R$ 2.400,00 para nível superior. O prazo para enviar propostas termina no dia 19 de maio.

A submissão é realizada pelo Sistema Unificado de Administração – SUAP. A extensão profissional, científica e tecnológica é definida pelo Fórum de Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica como: processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos cientÍficos e tecnológicos visando ao desenvolvimento socioeconômico sustentável local e regional.

O Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBIEX tem como objetivo contribuir para a formação educacional, profissional e cidadã, proporcionada pelas experiências dos discentes realizadas junto à comunidade interna e externa; incentivar a participação de discentes em projetos de extensão desenvolvidos por extensionistas do IF Baiano; promover o envolvimento de discentes e servidores em atividades de extensão, favorecendo a integração entre as unidades do IF Baiano e a sociedade; oportunizar maior democratização do saber, fortalecendo a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão; contribuir para o processo de fortalecimento social e cultural dos territórios de identidade, contemplando os arranjos produtivos relacionados ao perfil de cada unidade do IF Baiano;

Os projetos selecionados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) serão contemplados com bolsas durante 7 meses. Cada projeto pode receber apenas uma bolsa. Veja como elas estão distribuídas pelos campi:

PIBIEX – JR:

Uruçuca – 5

Valença – 2

Xique-Xique – 0

Para saber as condições de participação do bolsista, requisitos do orientador e tudo o que deve compor a proposta, é necessário acessar os editais:

Edital PIBIEX – Graduação

Edital PIBIEX – Nível Médio