Presidenta Dilma inaugura 41 campi e nove obras de institutos federais
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h28 | Publicado em 9 de maio de 2016 às 16h25

09/05/2016 – Dentre as inaugurações, está unidade do IF Baiano – Campus Serrinha.

A presidenta Dilma Roussef inaugurou hoje (9), durante o evento “Educação – Avanços e Conquistas”, 41 Campi e outras nove obras da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília-DF. Dentre as inaugurações anunciadas, esteve a unidade do Instituto Federal Baiano no município de serrinha e também obras do Campus Santa Inês e Campus Itapetinga.

Em portaria do Ministério da Educação, publicada nesta segunda-feira (09), no Diário Oficial da União, também foi autorizado o funcionamento das unidades do Instituto Federal Baiano: Campus Alagoinhas, Campus Itaberaba e Campus Xique-Xique.

Os 41 novos campi inaugurados hoje juntam-se aos 562 em funcionamento. Em 2008, foi instituída a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, quando os centros federais de educação tecnológica (Cefets) e as escolas técnicas federais tornaram-se institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Além das inaugurações, a presidenta assinou projeto de lei que cria mais cinco universidades federais. Em Goiás, as de Catalão e de Jataí, nos municípios do mesmo nome; em Parnaíba, Piauí, a do Delta do Parnaíba; em Araguaína, Tocantins, a do Norte do Tocantins; e em Rondonópolis, Mato Grosso, a de Rondonópolis.

As novas universidades vão se juntar às 63 existentes, entre elas as 18 criadas desde 2003. Na mesma cerimônia, a presidenta e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, inauguram ainda 224 obras em 38 universidades federais, em todas as regiões do Brasil.

Com informações do Blog do Planalto.

Fotos: Banco de imagens Setec/MEC