Presença das Humanidades na Educação Básica é discutida em livro do IF Baiano
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h11 | Publicado em 14 de julho de 2021 às 14h01

A obra, já disponível para download, reúne artigos científicos produzidos por mestres e doutores da Bahia, Minas Gerais e Paraná

Com o objetivo de promover reflexões sobre a presença das humanidades na Educação Básica, especialmente nos Institutos Federais (IFs), docentes do IF Baiano, em parceria com professores de outras instituições baianas, de Minas Gerais e do Paraná, produziram o livro “Humanidades: da Teoria à Prática Docente”. A obra, apoiada pela Chamada 07/2020 da Pró-reitoria de Extensão do IF Baiano, já se encontra disponível para download de forma gratuita.

O livro destinado especialmente a professores e pesquisadores das áreas de humanidades do Ensino Básico, principalmente da Rede Federal, conta com 9 artigos científicos distribuídos em pouco mais de 220 páginas. Produziram os conteúdos mestres e doutores dos campi Itaberaba, Guanambi, Serrinha e Xique-Xique, bem como professores do Instituto Federal da Bahia (IFBA), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Os interessados em baixar o conteúdo gratuitamente ou até mesmo realizar a leitura on-line dos artigos estruturados em capítulos do livro, podem ter acesso escrevendo no buscador de internet o nome da obra: “Humanidades: da Teoria à Prática Docente” ou acessando o site da editora responsável pela publicação da obra (clique aqui). O conteúdo impresso também pode ser encomendado no site da editora pelo valor de R$ 56,00.

Os capítulos do livro trazem discussões sobre teoria e prática docentes nas áreas de filosofia, sociologia, música, formação do jovem para o mercado de trabalho, ecologia disciplinar, entre outros assuntos relacionados às humanidades. De acordo com um dos organizadores da proposta, o docente do IF Baiano Campus Itaberaba, Adelino Ferreira, a coletânea é importante para compreender o momento atual das humanidades nas instituições de ensino.

“Dada a recente reforma do ensino médio e implantação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), novas reflexões sobre a presença das humanidades na educação básica, em especial na rede federal de educação tecnológica, são fundamentais”, contextualiza o docente. Adelino explica que a obra busca, a partir de textos que envolvem professores de todas as sub-áreas das humanidades representadas na educação básica (filosofia, sociologia, história e geografia), lançar luzes ao processo de integração do ensino e aos desafios do momento atual da educação no país.

O livro Humanidades: da Teoria à Prática Docente “serve também para reflexões dentro da própria rede federal e fora dela. A partir dessa experiência é possível vislumbrar outras ações integradas das humanidades no Instituto como encontros, colóquios, grupos de trabalho e futuras coletâneas reunindo mais colaboradores”, comenta o professor Adelino Ferreira sobre perspectivas futuras.

Também assinam pela organização da obra os professores Francis Mary Soares Correia da Rosa (campus Xique-Xique), Guilherme José Mota Silva (campus Guanambi) e Paulo Henrique Silva Costa (campus Guanambi).

Baixo o livro gratuitamente (clique aqui).