Prazo para contribuições à Política de Diversidade e Inclusão do IF Baiano termina dia 22
Atualizado em 18 de outubro de 2023 às 11h12 | Publicado em 18 de outubro de 2023 às 11h11

O IF Baiano está construindo uma nova Política de Diversidade e Inclusão (PDInc) e recebe até o dia 22 de outubro contribuições pelo e-mail: comissao.rpdi@reitoria.ifbaiano.edu.br.

De acordo com Iara Colina, que preside a Comissão de Reformulação da Política, a necessidade reformular a PDInc se dá pelo fato de ela ter sido elaborada em 2012 e não ter sido atualizada. “De lá para cá, muita coisa mudou no cenário nacional e institucional. Há novos regulamentos institucionais (como os do Núcleo de Gênero e Sexualidade – Geni, dos Tradutores e Intérpretes de Libras/Português – TISLP, da Comissão Especial de Verificação de Auto-declaração Étnica-racial – CEVAER, do Atendimento Educacional Especializado- AEE) e ocorreram mudanças na legislação Nacional (Lei Brasileira de Inclusão em 2015, Movimento das pessoas neurodiversas, novos direitos da comunidade LGBTQIAPN+, dentre outras)”, explica Iara.

A minuta da nova PDInc esteve em consulta pública através de formulário digital na Plataforma Opina até o dia 15 de outubro. Para que a comunidade pudesse contribuir e discutir seus anseios quanto à Política, a Comissão de Reformulação da PCDinc visitou todos os campi do IF Baiano e a reitoria, promovendo rodas de conversa. As discussões começaram no mês de julho e encerraram no dia 09 de outubro com uma live, que foi gravada e disponibilizada via e-mail, dando a oportunidade, a quem não conseguiu participar presencialmente, de conhecer um panorama sobre a PDInc e realizar suas contribuições com maior embasamento.

“Estamos felizes com as discussões realizadas e a ampla participação da comunidade – discentes e servidoras/es. Em vários campi foram realizados dois ou até três encontros com públicos diversos, além de reuniões específicas com os Núcleos – Napne, Neabi e Geni”, afirma Iara. A Comissão destacou a participação de integrantes dos diferentes núcleos de diversidade e de lideranças estudantis, integrantes de Grêmio e de centros acadêmicos nessas atividades.

“O debate foi muito participativo com falas que trouxeram suas [da comunidade] realidades e suas necessidades em relação às questões de diversidade dentro do IF Baiano”, conta Iara Colina. Uma das questões apresentadas pela comunidade foi a dificuldade estrutural para funcionamento dos núcleos, além da necessidade de se ampliar a oferta desse tipo de atividade nos cursos noturnos de alguns campi.

Para a Comissão de Revisão da Política, a escola deve ser um espaço de acolhimento, onde há liberdade para a autenticidade de cada pessoa. Iara explica que o aumento da violência, da miserabilidade, da intolerância que se vê na sociedade reflete também na escola, que é o microcosmo da nossa sociedade. Para ela, para atingir a raiz desses problemas, prevenindo e combatendo a violência, há que se criar ambientes de valorização da equidade e celebração das diferenças. “Não adianta pensar em portões blindados e seguranças armados, é com inclusão que modificaremos essa realidade”, afirma.

Além de revisar a PDInc, para se tornar uma instituição efetivamente inclusiva, o IF Baiano criou uma Coordenação de Políticas de Ações Afirmativas, Equidade e Diversidade (PAAED), que substitui a Assessoria de Diversidade e Inclusão (ADI), e atua em articulação com os vários núcleos de promoção da diversidade e inclusão espalhados pelas unidades do IF Baiano.