Pesquisa do IF Baiano sobre incêndios florestais é destaque no Univerciência
Atualizado em 29 de novembro de 2022 às 14h52 | Publicado em 29 de novembro de 2022 às 14h52

No último sábado, 26, foi ao ar mais uma edição do Univerciência, programa da TVE Bahia e TV UESB em parceria com instituições públicas de ensino superior do Nordeste. Dentre as pesquisas científicas em destaque, o episódio trouxe um estudo sobre incêndios florestais, realizado pelo pesquisador do IF Baiano, Benjamin White.

O projeto de pesquisa, desenvolvido no Campus Xique-xique, buscou investigar quais são os municípios baianos onde se têm mais registros de queimadas e em quais meses do ano esses focos de incêndio se intensificam, através de dados e imagens do satélite AQUA da NASA, agência americana de pesquisa espacial.  Os dados da pesquisa ajudam a entender os impactos ambientais das queimadas na Bahia e podem subsidiar o planejamento de políticas públicas de prevenção e de combate aos incêndios florestais.

Na reportagem, o pesquisador explica como se originam os incêndios e como preveni-los. A matéria ouviu ainda o major Murilo Lopes, diretor da Academia de Bombeiro Militar da Bahia, que falou sobre como as notificações de incêndios chegam até os bombeiros e como os dados de monitoramento por satélite podem ajudá-los no combate aos focos.

A reportagem ‘Incêndios Florestais na Bahia’, veiculada no Univerciência, é uma produção da Diretoria de Comunicação do IF Baiano, com autoria de Bianca Brito (produção e reportagem), Valéria Nascimento (produção) e Glauco Neves (imagens, som e edição).

Além da pesquisa do IF Baiano, a edição do programa também trouxe, como destaque, uma matéria sobre o comportamento das jubartes durante a temporada de reprodução na região de Serra Grande, no sul da Bahia, a partir de dados da pesquisa ‘Baleias na Serra’ da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), um estudo sobre duas novas espécies de lagartos, descobertos e catalogados recentemente pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e ainda uma pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC) que desenvolveu softwares para tradução de textos no idioma ‘Nheengatu’, derivado do Tupi, que já foi a língua mais falada no norte do Brasil e, hoje, possui cerca 6 mil falantes no país.

Assista aqui o programa na íntegra:

Sobre o Univerciência

O IF Baiano é uma das 40 instituições parceiras que apoiam a produção do Univerciência, um programa pensado para trazer visibilidade às pesquisas científicas produzidas no nordeste brasileiro. Primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida na região, o Univerciência foi criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e instituições públicas de ensino superior de toda a região, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

O programa pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de tv aberta, em 12 estados brasileiros, além do Canal Saúde, Canal Futura e a plataforma de streaming GloboPlay. Também é disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades participantes, alcançando juntos cerca de 100 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, o Univerciência conta com mais de 800 mil pessoas envolvidas na sua realização, com um alcance de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.