Pesquisa do IF Baiano é premiada no XX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto
Atualizado em 10 de abril de 2023 às 09h01 | Publicado em 6 de abril de 2023 às 10h27

O artigo “Avaliação dos produtos de umidade do solo estimados pelos satélites SMAP e SMOS a partir de dados observados no semiárido baiano”, resultado de uma pesquisa PIBIC – Graduação, orientada pela professora Gabrielle Saraiva, foi premiado como o segundo melhor artigo na categoria de iniciação científica no XX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. O evento aconteceu no período de 02 a 05 de abril, em Florianópolis – SC.

O trabalho, elaborado pela aluna do curso superior em Agroecologia, Daniele dos Santos Gonçalves, do Campus Uruçuca, pelo aluno do curso técnico de Agrimensura do mesmo campus, Éric Souza Silva, e pelo colaborador, Laio Lucas de Souza, avalia dados de dois satélites, o Soil Moisture Active and Passive (SMAP) e Soil Moisture Ocean Salinity (SMOS), referentes à umidade do solo em quatro mesorregiões do Estado da Bahia.

O objetivo do artigo foi avaliar os produtos de umidade do solo dos satélites SMAP e SMOS, a partir da comparação com dados de uma rede de observação in situ de umidade do solo do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) e de dados de precipitação pluviométrica do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/ Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) para o período de 2015 a 2020. Os resultados da pesquisa revelaram que os dados estimados pelos satélites SMOS e SMAP seguiram a mesma tendência dos dados observados e responderam aos eventos de precipitação.

Uma outra pesquisa orientada pela professora Gabrielle Saraiva, abordando a questão da seca no semiárido através do sensoriamento remoto, foi premiada recentemente na MIC – 2022 na categoria PIBIC – Jr. “Estamos radiantes de alegria”, comenta a professora sobre a nova premiação.