Pesquisa de demanda de cursos de pós-graduação a distância na área de Letras/Língua Portuguesa
Atualizado em 2 de junho de 2021 às 17h58 | Publicado em 2 de junho de 2021 às 17h58

A Pró-reitoria de Ensino (PROEN) divulga à comunidade os resultados da pesquisa de demanda de cursos de pós-graduação lato sensu a distância na área de Letras/Língua Portuguesa. A referida pesquisa foi realizada pela Diretoria de Educação a Distância (DEAD) entre os dias 09 de setembro a 09 de outubro de 2020, através de formulário na plataforma Opina.

O relatório com o detalhamento dos dados do estudo, encaminhado neste e-mail, objetiva auxiliar a tomada de decisões para a oferta de cursos e vagas na modalidade EaD pelo IF Baiano, obedecendo, para tanto, a sua concepção pedagógica e seus aspectos operacionais fundamentais.

As especializações em Letras já são uma realidade no IF Baiano, porém são constituídas majoritariamente na modalidade presencial. Por perceber um  potencial para crescimento de cursos nessa área e a carência de oferta na modalidade EaD, a Diretoria de Educação a Distância incluiu este estudo em suas pesquisas de demandas por cursos. Mais de 1200 pessoas responderam o questionário e revelaram suas preferências pelas seguintes opções de cursos: Língua Portuguesa: relações de gênero e raça (44,82%), Discurso e Argumentação na Língua (30,69%) e Estudos Discursivo-Textuais (24,49%).

Os resultados revelam, então, a demanda por um curso que entrecruze Língua Portuguesa e questões de gênero e étnico-raciais. Informações detalhadas em gráficos e texto sobre polos de interesse, idade, escolaridade, área de atuação profissional, renda familiar, raça/cor, entre outras, podem ser encontradas no relatório. O documento se traduz em um instrumento útil e confiável na tomada de decisões para a oferta de cursos e vagas na modalidade EaD pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, pois reflete as intenções de curso da comunidade onde está inserido.