Estudantes matriculados receberão auxílio para frequentar as aulas; inscrições abrem em breve
Já está sabendo do Partiu IF? Lançado na última semana pelo Ministério da Educação (MEC), o programa Partiu IF oferecerá a estudantes do 9º ano do ensino fundamental público, que pertencem a grupos prioritários, um curso para recuperação da aprendizagem e preparação para o ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, ofertados pelos institutos federais (IFs) e demais instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
O IF Baiano é uma das instituições aderentes ao programa e oferecerá o cursinho em 14 cidades da Bahia. Atualmente, a instituição tem dois editais abertos para seleção de professores e profissionais de apoio pedagógico que atuarão no curso.
Em breve, começa a etapa de seleção dos estudantes. Interessados em participar do curso devem ficar atentos ao site e às redes sociais do IF Baiano para saber sobre o cronograma de inscrições, resultados e período de início das aulas.
O Partiu IF é voltado para estudantes em situação de vulnerabilidade social e pertencentes a grupos prioritários definidos pela Lei de Cotas (Lei nº 14.723/2023): aqueles oriundos de famílias com renda per capita de até um salário mínimo; negros; indígenas; quilombolas; e pessoas com deficiência.
Os alunos matriculados no programa receberão uma bolsa de R$ 200 por mês, durante 8 meses, mesma quantia concedida pelo programa Pé-de-Meia, iniciativa que visa estimular os estudantes a concluírem o ensino médio. O pagamento da ajuda de custo para permanência será feito pelas instituições após o início dos cursos.
Para compor as turmas, as instituições aderentes adotarão critérios já utilizados em seus processos seletivos. Na etapa de análise documental, os candidatos deverão apresentar a matrícula em escola pública; a comprovação da situação de vulnerabilidade social; e a autorização dos pais ou dos responsáveis para participar do curso. Aqueles que passarem nessa etapa, participarão de sorteio eletrônico que determinará o preenchimento das vagas para cada instituição.
O intuito do Partiu IF é que estudantes da rede pública, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, acessem o ensino de excelência oferecido pela Rede Federal. Além do reforço escolar, será oferecido apoio psicopedagógico aos estudantes, com o objetivo final de reduzir desigualdades educacionais.
De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), há desigualdades raciais e sociais na proficiência em matemática e língua portuguesa, além de desafios na aprendizagem de ciências da natureza – um cenário que dificulta o ingresso no ensino técnico.
Para reverter essa realidade, o programa terá duas frentes de formação: no ciclo básico, estarão Língua portuguesa, Matemática e Ciências da natureza. Já na formação suplementar, oficinas de redação, acompanhamento psicopedagógico e orientação acadêmica. A carga horária total será de 320 horas.
–
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br