Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2026

ACESSE AQUI
Partiu IF: 68% dos alunos que se candidataram foram aprovados no IF Baiano em 2026
Atualizado em 15 de janeiro de 2026 às 10h51 | Publicado em 15 de janeiro de 2026 às 10h33

• Programa contribuiu para mudança na percepção de jovens sobre a educação profissional;

• Previsão é de abertura de novas turmas em 2026.

Compartilhe nas redes sociais:

A primeira edição do programa Partiu IF já trouxe resultados expressivos no IF Baiano, a começar pela alta taxa de aprovação dos seus participantes no processo seletivo para ingresso em 2026 na instituição. Dos 331 estudantes do programa que concorreram, 226 foram aprovados.

O Partiu IF oferece a estudantes de escola pública um cursinho preparatório visando o acesso à educação profissional e tecnológica. O IF Baiano teve, em 2025, suas primeiras turmas do projeto nos 14 campi da instituição, com a participação total de 548 estudantes.

Para a coordenadora do Partiu IF no IF Baiano, Addla Thaine Oliveira, o desempenho registrado é motivo de celebração, pois reforça o impacto da iniciativa não apenas nos resultados objetivos, mas também no fortalecimento do vínculo dos estudantes com a instituição. “Vejo o resultado como muito positivo. Apesar de o IF Baiano não utilizar prova como forma de ingresso, muitos dos estudantes do Partiu IF passaram a enxergar o IF Baiano como uma instituição deles e para eles através do programa”, explica a servidora.

O IF Baiano teve, em 2025, 14 turmas do projeto, com a participação de 548 estudantes.

O Partiu IF tem como foco estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede pública, especialmente negros, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e aqueles com renda familiar per capita de até um salário mínimo, oferecendo ações de recuperação das aprendizagens e formação cidadã.

O engajamento dos estudantes ao longo das aulas foi significativo e contribuiu para despertar o interesse pelas possibilidades formativas oferecidas no ensino federal. Durante vários meses, os participantes tiveram aulas das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, conheceram as estruturas dos campi, como laboratórios, salas de aula e unidades de campo, envolveram-se em atividades diversas, como visitas a museus e parques, e participaram até de um concurso de redação em que expressaram os aprendizados alcançados ao longo do projeto.

Programa aproximou estudantes da educação pública de qualidade dos IFs

Os Institutos Federais (IFs) são amplamente reconhecidos como referência em ensino no Brasil. Ano após ano, seus estudantes se destacam em premiações nacionais de alto prestígio. Um exemplo disso é que 22% dos alunos premiados pelo Prêmio MEC da Educação Brasileira na categoria ENEM em 2025 foram de Institutos Federais, mesmo concorrendo com escolas públicas estaduais e municipais de todo o país.

Para muitos estudantes do Partiu IF, essa foi a primeira oportunidade de conhecer de perto a formação de qualidade oferecida nos IFs. A estudante Caila Rocha da Silva participou do programa e foi aprovada no curso técnico em Informática no IF Baiano — Campus Governador Mangabeira. Para ela, o projeto foi fundamental para transformar sua percepção. “Ele me ajudou a enxergar o Instituto Federal de uma forma totalmente diferente”, afirma. Antes de participar, ela tinha poucas informações sobre a instituição, já que ninguém da sua família ou círculo de amigos havia estudado no IF.

Caila (à direita) e colegas durante atividades do programa Partiu IF.

Ao longo das atividades, oficinas e do contato com projetos, pesquisas e com os cursos ofertados, como Agropecuária, Agroindústria e Informática, surgiu o interesse em seguir a formação completa no IF Baiano. “Com o tempo, com o aprendizado de lá, com as atividades, com os projetos que eu vi as pessoas fazendo, com as pesquisas, foi surgindo esse interesse de cursar meu ensino médio lá”.

O contato com a área de Informática foi decisivo: “De começo eu queria fazer agropecuária, só que informática chamou muito a minha atenção. Eu disse, não, eu vou fazer informática e eu fiz minha inscrição em informática”, relata a estudante, que já está na expectativa para o início do curso em abril. “Eu estou muito ansiosa para o começo das aulas, não vou mentir”.

Partiu IF continua no IF Baiano em 2026

Para quem quer fazer como a Caila e se preparar para o ingresso no IF Baiano, a notícia é excelente: o Partiu IF continua em 2026. O IF Baiano ofertará mais 14 turmas em seus diversos campi, cada uma com 40 estudantes selecionados por meio de processo seletivo específico.

Os participantes receberão oito parcelas de R$ 200,00 a título de ajuda de custo e cursarão os componentes de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, além de uma formação suplementar com abordagem de temas transversais.

Fique de olho – Para se inscrever nas turmas de 2026, os interessados devem acompanhar o IF Baiano nas redes sociais e o página Concursos e Seleções para não perder a publicação do edital de abertura de vagas.

Para saber mais sobre o Partiu IF, acesse: https://www.gov.br/mec/partiu-if

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br