A 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) reuniu mais de 200 competidores do Brasil e de países da América do Sul entre os dias 12 e 14 de agosto, no Instituto Federal Baiano – Campus Senhor do Bonfim (BA) e no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), em Petrolina (PE). Pela primeira vez realizada no Nordeste, a competição promove integração, troca de conhecimentos e fortalece o caráter prático da formação agropecuária.
Os participantes chegaram ao Campus Senhor do Bonfim, no dia 12, para credenciamento, recebimento de kits, com camisetas personalizadas, e participação na cerimônia de abertura, que contou com autoridades, representantes internacionais e membros das três instituições organizadoras. Competiram 42 equipes na categoria Técnico Integrado, nove no Técnico Subsequente e três na Internacional — cada uma formada por um orientador e três estudantes.
No primeiro dia de provas, os competidores responderam a um questionário com dez questões objetivas e duas discursivas sobre temas como Agricultura Geral, Bem-Estar Animal, Cultivos Anuais, Zootecnia e Produção e Processamento de Alimentos. As provas foram aplicadas em seis salas do bloco pedagógico do campus.




Ainda no dia 13, foram realizadas provas práticas sobre Calda Bordalesa, Pós-colheita, Análise de Solo, Máquinas e Implementos Agrícolas, Inseminação Artificial, Levantamento Topográfico, Irrigação, Calda de Pulverização e Aplicação de Medicamentos e Vacinas. À noite, os estudantes participaram de apresentações culturais promovidas pelo IF Baiano.
Os classificados para a etapa presencial foram selecionados entre quase oito mil inscritos da fase virtual, realizada em maio.
Para o reitor do IF Baiano Aécio José Duarte “a OBAP ressalta a necessidade de consolidar o aspecto prático das formações agropecuárias. Está sendo para nós uma experiência inédita, mas muito gratificante, de trazer um evento nacional consolidado como o OBAP para o semiárido, para o nordeste e para dois institutos realizarem conjuntamente”.
O reitor do IF Sertão Pernambucano, Jean Carlos Alencar, explicou que esse momento é de muita alegria e um esforço para além das instituições que estão ligadas diretamente com o evento. “A gente tem também o esforço de todos os outros institutos e todas as outras instituições também que se movimentaram para trazer os alunos para cá, incluindo instituições internacionais da América do Sul que trouxeram os seus alunos. Então a gente consegue ver que é efetivamente um trabalho em rede. A rede federal que se planejou para ofertar e organizar o evento”.
Luís Gomes, pró-reitor de extensão do IF Baiano, comentou sobre a importância dos alunos vivenciarem na OBAP, a troca de experiências e conhecimentos com estudantes oriundos de diversos lugares. “Então, o que a gente pode perceber é que as Olimpíadas Brasileiras de Agropecuária, com essa troca de conhecimentos entre pessoas estudantes de diversos lugares do país, do norte ao sul, do leste ao oeste, do nordeste, da Amazônia, do Cerrado, de todos os nossos biomas, de todas as nossas regiões, essa troca de conhecimentos vai favorecer e impactar diretamente na formação desse profissional, principalmente para aquelas pessoas que estão fazendo cursos na própria Rede Federal de Ensino. Ou seja, é a gente aprender a partir da troca de conhecimentos, a partir da troca de experiências e a partir da multiculturalidade”, explicou Luís.
Sobre a OBAP
A OBAP é voltada a estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária e do Eixo Tecnológico de Recursos Naturais, nas modalidades integrado e subsequente ao ensino médio. O evento é realizado pelo IFSULDEMINAS, em parceria com o IF Baiano e o IF Sertão-PE, com patrocínio da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) e apoio do CNPq, MCTI e MEC. A comissão organizadora conta com servidores de diferentes institutos e mais de 50 estudantes voluntários auxiliando na aplicação das provas.









Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br