O II Congresso do IF Baiano está com inscrições abertas. Participe!
Atualizado em 26 de outubro de 2021 às 17h11 | Publicado em 26 de outubro de 2021 às 17h11

O evento acontece entre os dias 23 e 26 de novembro e agrega ações, palestras e resultados de trabalhos e projetos desenvolvidos no IF Baiano

Com uma programação diversa, que agrega atividades de quatro eventos internos, o IF Baiano realizará a segunda edição do seu Congresso, que em 2021 traz o tema Ciência, cultura digital e inovação: a produção do conhecimento no Ensino, Extensão, Pesquisa e Internacionalização em contexto de Pandemia. O evento será realizado de 23 a 26 de novembro, de forma totalmente online e aberto à comunidade interna e externa, que pode se inscrever gratuitamente como ouvinte, até o dia 22 de novembro, neste link.

Nesta edição, o Congresso agrega ações, palestras e resultados de trabalhos e projetos no âmbito do ensino, extensão, desenvolvimento institucional, pesquisa e inovação. Atualmente, ele é o maior evento do IF Baiano e representa um espaço dialógico e de intercâmbio em nível nacional e internacional entre estudantes, extensionistas, profissionais da educação, pesquisadores(as) e gestores(as). O intuito é encontrar pontos em comum e oportunidades de reconstrução solidária no que se refere às práticas pedagógicas, gestão, conhecimentos, pesquisa e inovação, diversidade, inclusão, gênero e culturas digitais na educação.

Eventos integrados

A programação completa será divulgada no site do evento nos próximos dias, e contará com palestras, conferências, apresentações de trabalhos e projetos que compõem os seguintes eventos integrados ao Congresso: a Mostra de Iniciação Científica (MIC 2021), o Seminário Institucional da Pós-Graduação (II SIP), o Simpósio de Internacionalização (II Sinter), o Seminário de Extensão, Inovação e Cultura (III SEIC). Neste último será lançada uma edição especial da Revista Trilhas, em homenagem a Paulo Freire, além da apresentação dos resultados dos projetos do programa IF Mais Empreendedor.

A comissão organizadora do evento explica que o tema deste ano foi escolhido por entenderem a urgência de discutir a questão com toda a comunidade acadêmica e científica da instituição. “Com o êxito de público e objetivos alcançados na edição anterior, ainda enfrentando a pandemia de Covid-19, propomos, em 2021, reunir discussões em torno do tema central, envolvendo desde a educação profissional técnica de nível médio à pós-graduação”, afirma a presidente da comissão e pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Luciana Mazutti.

Submissão de trabalhos

Participantes da comunidade interna do IF Baiano podem submeter trabalhos e projetos para apresentação no Congresso através deste formulário. O prazo para submissão de trabalhos é de 25 de outubro a 08 de novembro de 2021, as orientações para submissão estão na aba Documentos, no portal do evento. O público geral pode contribuir com sugestões de mesas, oficinas e apresentações culturais, respondendo este formulário digital até o dia 08 de novembro.

À frente do evento estão as pró-reitorias de Pesquisa e Inovação, Ensino, Extensão e Desenvolvimento Institucional, gerenciadas pela Reitoria do IF Baiano. O Congresso será transmitido pela plataforma RNP, em link que será disponibilizado no site do evento. Em caso de dúvidas, os interessados podem consultar as respostas às perguntas frequentes neste link.