O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2025

ACESSE AQUI
Novos cursos de Administração batem recorde de inscritos no SiSU IF Baiano
Atualizado em 30 de abril de 2025 às 09h44 | Publicado em 25 de abril de 2025 às 10h03
Compartilhe nas redes sociais:

Os cursos de Administração dos campi Alagoinhas e Senhor do Bonfim acabaram de ser criados e já tiveram uma intensa procura no Sistema de Seleção Unificada – SiSU. Só em Alagoinhas o curso teve 744 inscritos, mais que o dobro do segundo curso mais concorrido da instituição. Versátil, o curso de Administração chega a Alagoinhas e Senhor do Bonfim para qualificar profissionais nas regiões e fortalecer comércio, indústria e serviços locais. A área abrange desde a gestão de empresas até a atuação em organizações públicas e não governamentais. 

No Campus Senhor do Bonfim, o semestre letivo da primeira turma do curso teve início no dia 10 de março de 2025, com a aula inaugural conduzida pelo professor e doutor em Sociologia, Guilherme José Mota Silva, do IF Baiano. Já no Campus Alagoinhas, a aula inaugural ocorrerá no dia 05 de maio, das 18h às 22h, no auditório do campus, localizado na Rua Manoel Romão de Souza, 152/166, Alagoinhas Velha – Alagoinhas/BA. Com o tema “A universidade e o saber acadêmico: formação, desafios contemporâneos e a valorização do conhecimento”,  a aula também será ministrada pelo professor Guilherme José Mota.

A pró-reitora de Ensino do IF Baiano, Kátia Vilela, faz um balanço muito positivo da implantação dos cursos e destaca a disputada concorrência para o curso em Alagoinhas e a alta nota de corte em Senhor do Bonfim, 630 pontos — a maior entre os cursos superiores ofertados no território. “Celebramos o sucesso extraordinário das inscrições no Sisu, especialmente nos cursos de Administração, reforçando seu apoio à formação de excelência e ao alinhamento com as demandas contemporâneas da sociedade e do mundo do trabalho”, afirma a pró-reitora.

Kátia também enfatiza que não é apenas no nível superior que o curso de Administração tem registrado alta demanda, a formação técnica em Administração também se consolida com resultados expressivos. O Campus Serrinha implantou, recentemente, o curso Técnico Integrado em Administração, já registrando alta procura, e o Campus Teixeira de Freitas carrega uma trajetória de sucesso e tradição: há 15 anos, desde 2013, oferta tanto o curso Técnico Integrado quanto o Subsequente em Administração, contribuindo de maneira decisiva para a formação de profissionais capacitados em gestão, logística e empreendedorismo.

“É importante destacar que a formação em Administração, tanto no nível técnico quanto superior, atua como um pilar estratégico que fortalece e potencializa as demais áreas do conhecimento ofertadas pelo IF Baiano. Ao formar administradores com uma visão sólida e ampla, o IF Baiano não apenas qualifica seus egressos para atuação em organizações públicas e privadas, mas também estimula fortemente o empreendedorismo — formando líderes que têm a capacidade de criar e gerir seus próprios negócios, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico dos territórios onde atuam”, explica a pró-reitora de Ensino.

O coordenador do Núcleo de Ingresso de estudantes, Márcio Alencar, acredita que o motivo da grande procura pelo curso se dá por uma combinação de fatores. “Administração é um dos cursos mais versáteis do ensino superior. Ele forma profissionais aptos a atuar em diversas áreas (RH, finanças, marketing, logística, empreendedorismo), o que o torna atraente para quem ainda não tem uma escolha profissional muito definida”, explica. Além disso, ele destaca que, com o crescimento do empreendedorismo, muitas pessoas buscam cursos que deem suporte teórico e prático para abrir e gerir o próprio negócio. “Administração é vista como um caminho viável para isso. Além da ampla empregabilidade e possibilidade de atuação tanto no setor público quanto privado também tornam o curso uma boa escolha”.

Para a coordenadora do curso de ADM no Campus Alagoinhas, Aline Gomes, o curso, que tem foco em indústria, comércio e serviços, vai proporcionar muitos ganhos para o IF e para a região. “É a primeira graduação em Administração em uma instituição pública da região. Todos receberam a novidade com muita alegria”, afirma.

De acordo com Wellington Dantas, coordenador do curso de ADM do Campus Senhor do Bonfim, mesmo com duração de apenas pouco mais de um mês, já é notável um início de curso muito positivo. “Temos 40 estudantes matriculados, participando ativamente e frequentando as aulas com regularidade. O clima na turma é muito bom, os professores estão engajados, e tudo tem fluído de forma bastante tranquila. A gente sente que os alunos estão animados e integrados — e isso é muito importante nesse início. Estamos construindo juntos um ambiente de formação que valoriza o diálogo, o acolhimento e o compromisso com a educação pública de qualidade”, explicou o coordenador.

Mais informações sobre curso de Administração 

O objetivo do curso é habilitar os discentes a articular e decidir sobre a gestão em negócios diversos. O profissional Administrador será apto a realizar estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária, elaborar análises comerciais, considerando as demandas e oportunidades do mercado, planejar pesquisas de mercado, desenvolver relacionamentos pós-venda com clientes, gerenciar sistemas de informações comerciais, definir métodos de formação de preços, considerando aspectos tributários, de custos, da concorrência e do valor para o cliente, gerenciar a área industrial, de comércio e de serviços e avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

O curso superior de Bacharelado em Administração está estruturado com 3.430 horas distribuídas em 08 módulos, já incluindo-se a carga horária de estágio e a carga horária de atividades complementares. Cada módulo corresponde a um semestre letivo e apresenta identidade própria. Assim, além dos componentes curriculares, o discente ainda deverá cursar 200 horas de estágio curricular supervisionado obrigatório, o que pode ser realizado a partir do 3º semestre do curso, desde que o discente esteja devidamente matriculado.

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.