Nota sobre emissão de diplomas e certificados
Atualizado em 11 de julho de 2022 às 19h35 | Publicado em 11 de julho de 2022 às 19h33

A Pró-Reitora de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, a respeito dos processos de emissão de diplomas e certificados, informa:

1. O período de pandemia da Covid-19 impactou em muito a emissão de diplomas e certificados, gerando uma grande demanda reprimida de processos. Por conta disso, os processos de emissão poderão não respeitar os prazos previstos pela instituição, atraso que afeta todos os cursos, níveis e modalidades de ensino. A Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Secretaria Geral de Registros Acadêmicos, tem trabalhado diuturnamente na análise destes processos e envidado máximos esforços para andamento mais célere possível desses processos.
  2. Ademais, informamos que, conjuntamente com a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação, estamos dedicando grande esforço para a implementação do sistema de emissão de diplomas digitais do IF Baiano. Este sistema está passando por um período de atualização e, ainda no início do segundo semestre de 2022, todo o processo será digitalizado, inclusive com a impressão do certificado digital.
  3. Em casos de urgência comprovados, os diplomas poderão ser solicitados e encaminhados para impressão com tempo reduzido. Para tanto, o(a) estudante deverá comparecer presencialmente à secretaria do campus, dar entrada com um requerimento e apresentar a documentação que comprove a situação de urgência. São considerados documentos comprobatórios de urgência:

(a) aprovação em concurso público, acompanhada do Edital correspondente;

(b) aprovação em processo seletivo de pós-graduação, acompanhada do Edital correspondente;

(c) carta de solicitação de empresa para emprego/estágio.

(d) Ademais, outros casos de urgência poderão ser analisados pelo IF Baiano, conforme a demanda.

3.1 Serão considerados urgentes apenas os casos em que, comprovadamente, o Atestado de Conclusão de Curso não possa substituir o Diploma.

1. A emissão do Atestado de Conclusão de Curso pode ser solicitada, presencialmente na secretaria dos campi.

Salvador, 11 de julho de 2022.