Nota Informativa Conjunta sobre “Reordenamento dos campi e criação de novo Instituto Federal na Bahia”
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h54 | Publicado em 17 de abril de 2018 às 14h09

Reitores do IF Baiano, Geovane Barbosa do Nascimento, e do IFBA, Renato da Anunciação Filho, falam sobre proposta de reordenamento dos institutos federais na Bahia.

Em atenção ao convite da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal (DDR) da SETEC-MEC para reunião conjunta com os dirigentes do IFBA e IF Baiano no dia 03/04/18, em Brasília, para apresentação de estudo de reordenamento dos campi e criação de mais um novo Instituto Federal na Bahia, informamos que, assim como todos(as) os(as) Reitores(as) da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, apenas recentemente (no caso do IFBA e IF Baiano, em 03/04/18) tivemos conhecimento oficial do estudo em questão.

O convite foi enviado às duas reitorias no dia 28/03/2018, ficando acordada a participação do Reitor do IFBA, do Reitor pro tempore e Reitor eleito do IF Baiano. A reunião que estava agendada para 19:00h foi antecipada para as 17:00h, situação que impossibilitou a participação do Reitor pro tempore do IF Baiano. Participaram da reunião das 17:00h com a DDR o Reitor do IFBA e o Reitor eleito do IF Baiano, ocasião em que lhes foram apresentados alguns slides sobre uma simulação de reordenamento dos Institutos Federais na Bahia. Às 19:30h o Reitor pro tempore do IF Baiano foi recebido pelo Diretor da DDR para apresentação dos referidos slides.

A simulação apresentada pela DDR sobre o reordenamento dos Institutos Federais no estado da Bahia tem o objetivo de organizar e dinamizar a atuação dos Institutos por territórios de identidade, aproximando as reitorias dos campi. Nessa reunião o Diretor da DDR informou que se tratava de uma simulação a ser apreciada pelo IFBA e IF Baiano, mas sem perspectivas de implementação neste momento, não tendo sido estabelecido nenhum cronograma para implementação dessa proposta.

Neste contexto, o Reitor do IFBA e o Reitor pro tempore do IF Baiano entendem que a proposta de reordenamento dos Institutos Federais na Bahia deve ser apreciada como uma oportunidade de expansão organizada da RFEPT no estado da Bahia, considerando-se as dimensões geográficas, os aspectos socioeconômicos e, principalmente, as demandas dos 27 territórios de identidade.

Considerando-se a extensão territorial, os aspectos demográficos, sociais, econômicos e culturais do estado da Bahia, bem como o número de Institutos Federais e campi em outros estados da Federação, acreditamos que o estado da Bahia reúne as condições necessárias para pleitear uma possível expansão da RFEPT.

Entendemos que o IFBA e o IF Baiano deverão apreciar o estudo realizado pela DDR de modo a apresentarem uma proposta que atenda melhor os interesses da população baiana, esta representada pelos 27 territórios de identidade e lideranças políticas da Bahia.

Renato da Anunciação Filho
Reitor do IFBA