Nota Informativa – Apoio à reestruturação da carreira dos TAEs
Atualizado em 8 de fevereiro de 2024 às 16h44 | Publicado em 8 de fevereiro de 2024 às 16h44

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) manifesta seu apoio à reestruturação da carreira dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs), ecoando a iniciativa proposta pelo Reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Professor Doutor Rafael Barreto Almada.

Em evento realizado no dia 6 de fevereiro de 2024, no Rio de Janeiro, com a presença do Presidente Lula, o Reitor Almada destacou a necessidade urgente de reestruturação salarial para os TAEs, enfatizando a importância desse segmento para o fortalecimento e a eficácia da Rede Federal de Ensino.

O IF Baiano reconhece a legitimidade e a importância desta demanda, compreendendo que a valorização dos TAEs é fundamental para o desenvolvimento contínuo da qualidade educacional em âmbito federal. A instituição se junta ao apelo por uma reforma que assegure salários justos e planos de carreira atraentes para os técnicos, garantindo assim a atração e a retenção de profissionais altamente qualificados em todas as áreas do conhecimento.

Além disso, o IF Baiano incentiva outras instituições federais de ensino, bem como suas respectivas gestões e entidades sindicais, a se manifestarem formalmente em apoio a essa causa. Tal movimento não apenas reforça a coesão e a unidade entre os trabalhadores da educação, mas também sublinha a importância crítica de tais profissionais no suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O IF Baiano está comprometido com o avanço das condições de trabalho de seus servidores e apoia iniciativas que promovam o reconhecimento e a valorização de todos os profissionais que contribuem para a excelência da educação pública federal no Brasil.

Confira aqui o documento publicado no SUAP