Ingresso de Estudantes 2025

Nota de Repúdio – Setembro 2024
Atualizado em 6 de setembro de 2024 às 16h03 | Publicado em 6 de setembro de 2024 às 16h02

Nós, da comunidade do IF Baiano, manifestamos nosso total repúdio aos casos de racismo recentemente denunciados no Campus Xique-Xique. É inadmissível que, em um ambiente educacional dedicado à formação de cidadãos conscientes e críticos, atitudes racistas ainda ocorram. É fundamental lembrar que racismo é crime, previsto na legislação brasileira, e não pode ser tratado com tolerância ou omissão.

Esses atos de discriminação racial não apenas ferem os indivíduos diretamente atingidos, mas também violam os princípios de igualdade e respeito que regem nossa instituição e nossa sociedade. O IF Baiano se posiciona firmemente contra qualquer forma de preconceito e discriminação, reafirmando seu compromisso com a construção de um ambiente inclusivo e diverso.

Manifestamos nossa total solidariedade às vítimas e, como uma instituição pública que tem a educação como pilar, adotamos medidas firmes tais quais:

1. Acolhimento da vítima pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Xique-Xique;
  2. Designação de reunião, com os responsáveis pelos estudantes, no dia 10 de setembro de 2024, para comunicar sobre os incidentes, esclarecer sobre possíveis punições e informar sobre andamento das medidas adotadas pelo Campus Xique-Xique;
  3. Encaminhamento dos fatos ao Conselho Tutelar e Ministério Público Estadual, considerando a possibilidade de tratar-se de ato infracional;
  4. Instauração de procedimento para apurar falta disciplinar, conforme regimento escolar do Campus Xique-Xique.

Garantimos que os responsáveis por esses atos serão devidamente investigados e punidos conforme a lei.

O IF Baiano segue empenhado em promover iniciativas educativas e ações de conscientização para erradicar o racismo em todos os seus campi, reforçando que o respeito à diversidade é um pilar essencial para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.