Nota CONSUP – Repressão policial à manifestação de estudantes da IFRN
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h54 | Publicado em 24 de agosto de 2020 às 13h05

O Conselho Superior do IF Baiano vem publicamente se manifestar sobre os acontecimentos ocorridos no último dia 11 de Agosto na Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN. Na oportunidade, um grupo de estudantes do IFRN, que se manifestava em pleno dia do estudante, 11 de Agosto, em virtude da situação atual no Instituto referente às aulas nesse período de pandemia, foi recebido violentamente pela Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, fato noticiado pelos veículos de comunicação.
Atos gratuitos de violência contra os manifestantes decorreu-se dessa ação policial dentro da reitoria do IFRN, num claro ataque à democracia e autonomia institucional dos Institutos Federais.
Reconhecemos o direito legítimo de reivindicação para condições dignas de ensino e em favor das instituições democráticas. Não podemos coadunar com ações autoritárias que afrontam a democracia e a autonomia dos Institutos Federais.
Nesse sentido, o Conselho Superior do Instituto Federal Baiano, em seu papel social e acadêmico, repudia veementemente as atitudes tomadas contra os estudantes do IFRN no último dia 11 de Agosto, nas dependências da Reitoria do IFRN.

Conselho Superior
Salvador, 20 de agosto de 2020