Neabis reúnem-se em Salvador para alinhamento de ações e apresentação de demandas de ao reitor
Atualizado em 11 de maio de 2023 às 09h59 | Publicado em 11 de maio de 2023 às 09h59

Durante o encontro, representantes dos Neabis definiram ações e estratégias conjuntas e apresentaram ao reitor panorama e reivindicações dos Núcleos

Nos dias 04 e 05 de maio, ocorreu uma reunião geral dos representantes dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IF Baiano (Neabis) com o reitor, Aécio José Duarte.

Estiveram presentes representantes de Neabis de 13 campi, mais representantes da Comissão de Acompanhamento das Políticas Afirmativas e Acesso a Reserva de Cotas (CAPAARC).

No primeiro momento, a atividade ocorreu no Centro de Referência 2 de Julho e lá foi apresentado ao reitor um panorama geral da situação dos Neabis: estrutura, organização e atividades realizadas. O grupo também construiu uma carta de reivindicações a ser apresentada a ele no dia seguinte.

No dia 05 de maio, pela manhã, o grupo se reuniu na reitoria para socialização das atividades realizadas, contribuição para estratégias de efetivação de atividades intercampi e construção de temática única para as atividades e ações do novembro negro.

No período da tarde, as representações dos Neabis voltaram a se reunir com o reitor e apresentaram inquietações sobre apoio para execução de suas atividades, estrutura e equipamentos, bem como, a necessidade de melhoria das políticas afirmativas do Instituto. De acordo com presidente da Comissão de Acompanhamento das Políticas Afirmativas e Acesso a Reserva de Cotas (CAPAARC), Rafaela Magalhães, o coletivo posicionou a relevância das atividades e ações que vem sendo realizadas pelos Neabis, na luta por uma educação antirracista no estado mais negro do país.

Além do reitor, estiveram presentes na reunião, o diretor-executivo, Marcelito Almeida, e os pró-reitores de Extensão e Pesquisa, Calila Teixeira e Rafael Trocolli.

O reitor, após ouvir as reivindicações dos representantes dos Neabis e a leitura da carta/ofício produzida, se comprometeu a reestruturar a Assessoria de Diversidade e Inclusão, transformando a mesma numa Coordenação de Políticas Afirmativas; a abrir diálogo permanente com as representações dos Neabis; a promover reuniões periódicas com toda a gestão do IF Baiano, a fim de discutir o aprimoramento das políticas afirmativas; a providenciar equipamentos para a realização das bancas de heteroidentificação nos campi; bem como, caso haja recurso, a apoiar financeiramente a realização do RENEABI no campus Teixeira de Freitas, em novembro deste ano. Discutiu-se ainda a necessidade de realização de pesquisa de mapeamento sobre perfil etnicorracial do IF Baiano.

O reitor destaca a possibilidade de retomar o diálogo presencialmente através desses encontros que reúnem representações de todas as unidades do IF Baiano, o que tornou-se possível a partir do compromisso assumido pelo Governo Federal de recomposição orçamentária. “As oportunidades estão sendo criadas para o diálogo com todos os núcleos, com as ações afirmativas, por conta de a gente estar retomando definitivamente e efetivamente a gestão das diversas atividades do IF Baiano”, afirma Aécio.