Moção de Apoio aos Reitores Eleitos
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 12h19 | Publicado em 24 de abril de 2020 às 16h33

O Conselho Superior (CONSUP) do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), formado por representantes da comunidade interna e externa, vem a público manifestar a sua profunda preocupação em relação às intervenções ocorridas, nos últimos dias, na Rede Federal, especificamente nos Institutos do Rio Grande do Norte (IFRN) e de Santa Catarina (IFSC).

Registramos aqui o nosso apoio e solidariedade às comunidades acadêmicas do IFRN e do IFSC diante da intervenção do Ministério da Educação no processo eleitoral democrático destas instituições, com a nomeação de reitores pro tempores.

O posicionamento deste Conselho se dá a partir do reconhecimento da falta de cumprimento da Lei nº 11.892 de 28 de dezembro de 2008 que estabelece os princípios democráticos e a autonomia institucional nas escolhas dos dirigentes dos Institutos Federais.

Defendemos a posse dos professores José Arnóbio de Araújo Filho (do IFRN) e Maurício Gariba Júnior (do IFSC), ambos eleitos democraticamente por suas respectivas comunidades acadêmicas.