O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) acaba de abrir inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido (MPPVS), com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2026. O curso é gratuito, ofertado no Campus Guanambi, e tem como foco a qualificação de profissionais para atuar de forma crítica e inovadora diante dos desafios da produção vegetal no semiárido brasileiro. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 28 de janeiro.
Voltado para pessoas com graduação ou que concluam a graduação em curso superior reconhecido pelo MEC, na área de Ciências Agrárias/Biológicas ou área correlata à área de concentração do curso até o período da matrícula, o mestrado busca fortalecer competências voltadas à avaliação, intervenção e resolução de problemas que limitam a produção vegetal, além do desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao contexto regional. A área de concentração do curso é Produção Vegetal, com duas linhas de pesquisa: Agricultura de Sequeiro e Agricultura Irrigada.
Ao todo, estão sendo ofertadas 10 vagas, sendo 7 para ampla concorrência, 2 reservadas para candidatos negros (pretos ou pardos) e indígenas e 1 vaga destinada a pessoa com deficiência. Caso as vagas reservadas não sejam preenchidas, elas serão revertidas para a ampla concorrência.
O curso funcionará em regime de alternância, com seis encontros presenciais, cada um com duração de duas semanas, de segunda a sábado, distribuídos ao longo do ano letivo, conforme o calendário acadêmico do campus.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por e-mail, com o envio da documentação exigida em arquivo único, no formato PDF, para o endereço prosselmppvs@guanambi.ifbaiano.edu.br
O assunto do e-mail deve conter o nome completo do candidato seguido da palavra “INSCRIÇÃO”. O tamanho máximo permitido para o envio é de 7 megabytes, e somente serão aceitas inscrições realizadas dentro do prazo estabelecido no cronograma do edital.
Entre os documentos exigidos estão o formulário de inscrição, proposta de pesquisa vinculada a uma das linhas do curso, currículo Lattes atualizado com comprovações, diploma ou declaração de conclusão de curso, além de autodeclarações específicas para candidatos que concorrem às vagas reservadas.
A seleção será realizada em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consiste na avaliação da proposta de pesquisa, com pontuação de zero a 100. Serão eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 60 pontos. Nessa etapa, também está prevista a defesa da proposta por videoconferência, perante banca examinadora.
A segunda etapa, de caráter classificatório, corresponde à análise do perfil acadêmico e profissional, a partir do Currículo Lattes, também com pontuação máxima de 100 pontos. A nota final será calculada com peso maior para a proposta de pesquisa, considerando a fórmula: 80% da nota da primeira etapa e 20% da segunda.
As informações, resultados e demais comunicados sobre o processo seletivo serão divulgados no site do IF Baiano, neste link! Dúvidas, impugnações ou recursos deverão ser encaminhados para o e-mail prosselmppvs@guanambi.ifbaiano.edu.br.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br