Campi Serrinha e Bonfim lançam editais para cursos técnicos
Atualizado em 25 de fevereiro de 2022 às 19h36 | Publicado em 25 de fevereiro de 2022 às 19h33

Ao todo, são 260 vagas e cinco opções de cursos integrados e subsequentes em Serrinha e Senhor do Bonfim

O ingresso de estudantes nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em 2022 está com novo formato. Os 14 campi do Instituto Federal Baiano lançam seus editais, com cronogramas próprios, para o ingresso em suas localidades. Os campi Serrinha e Senhor do Bonfim acabam de lançar editais, ofertando, juntos, 260 vagas em cursos Técnicos Integrados ao ensino médio e Subsequentes. As inscrições são gratuitas, realizadas pela internet ou presencialmente nas unidades, nos dias informados por cada edital.

Além dessas duas unidades do IF Baiano, os campi Bom Jesus da Lapa, Itaberaba, Itapetinga e Uruçuca também estão com processos de seleção para ingresso em 2022 em andamento. Os demais editais sairão nos próximos meses e os candidatos devem estar atentos à página do Processo Seletivo (Prosel) e ao período de inscrições de cada campus.

Além dos campi já citados, o IF Baiano possui unidades em Alagoinhas, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Santa Inês, Teixeira de Freitas, Valença e Xique-Xique.

Cursos em oferta no Campus Serrinha

A unidade oferta cursos Técnicos Subsequentes, voltados para quem concluiu ou está concluindo o Ensino Médio até a data da matrícula. São duas opções de cursos: Técnico em Instrumento Musical, com duração de 1 ano e meio e vagas para Violão (8), Flauta Transversal (6) e Teclado (6); e Técnico em Agropecuária, com duração de 1 ano e meio, e oferta de 40 vagas.

As inscrições são realizadas preferencialmente pela internet, através do envio do formulário de inscrição e da documentação exigida no edital para o e-mail  subsequente.serrinha@alunos.ifbaiano.edu.br, entre os dias 08 de março e 06 de abril. O critério de seleção para esta modalidade é a ordem de inscrição.

O campus também oferta os cursos de Técnico em Alimentos (40 vagas) e Técnico em Agroecologia (40 vagas), da forma integrada ao Ensino Médio. Esta modalidade é voltada para quem concluiu ou conclui até a data da matrícula o Ensino Fundamental II (9º ano) Os cursos acontecem concomitantemente às três séries do Ensino Médio. As inscrições são realizadas preferencialmente on-line através de formulário digital a ser divulgado na página do Processo Seletivo, no dia 08 de março, quando as inscrições iniciam. Para conferir a documentação necessária, os interessados devem consultar o Edital.

Para as duas modalidades também é possível se inscrever presencialmente no campus, localizado na Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha – Bahia – na Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA), durante o prazo de inscrições, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Campus Senhor do Bonfim

O Campus Senhor do Bonfim abre inscrições, de 4 de março a 4 de abril, para o ingresso de estudantes em curso técnico da modalidade Integrada ao ensino médio. Estão em oferta 120 vagas para o curso Técnico em Agropecuária

Os candidatos serão classificados dentro do número de vagas a partir da Análise do Histórico Escolar. Para concorrer, interessados devem realizar a inscrição on-line, conforme instruções do edital, ou presencialmente na Recepção do Complexo de Laboratórios do Campus Senhor do Bonfim, localizado na Estrada da Igara, s/n – Km 4 – zona Rural.

Critérios de seleção

A classificação de estudantes para os cursos técnicos integrados é feita a partir da Média Final resultante das médias dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental, através de análise do histórico escolar anexado à documentação no ato de inscrição. Já para ingressar nos cursos Subsequentes, o critério para preencher o número de vagas é a ordem de inscrição.

Novidades no Prosel 2022

Além da descentralização das datas do processo de ingresso de estudantes, outra novidade é a inclusão da Banca de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial. Os membros da banca irão realizar entrevistas com objetivo de confirmar a autodeclaração dos candidatos autodeclarados pretos e pardos a fim de garantir que as reservas de vagas sejam ocupadas por quem possui o direito.

Os cursos de nível médio e técnico do IF Baiano reservam 75% das vagas para cotas em diferentes categorias de ações afirmativas e 25% para ampla concorrência.