Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
LibrasInterconect começa a atender pessoas surdas em unidade de saúde no dia 26 de maio
Atualizado em 24 de maio de 2021 às 15h53 | Publicado em 21 de maio de 2021 às 11h19

A proposta do IF Baiano está em desenvolvimento há quase um ano e será inaugurada oficialmente em um PSF de Itapetinga, na próxima quarta-feira

Compartilhe nas redes sociais:

Com o objetivo de tornar o atendimento de saúde a pessoas surdas mais especializado e inclusivo, o Instituto Federal Baiano – IF Baiano instala, na próxima quarta-feira (26), na Unidade de Saúde Idalécio Nogueira, em Itapetinga, o projeto LibrasInterconect. O evento de oficialização da inserção do serviço no espaço médico acontecerá às 19 horas, através de transmissão ao vivo pela plataforma RNP (clique aqui).

O LibrasInterconect é uma plataforma on-line que surgiu no Campus Itapetinga, em meio a pandemia da Covid-19, para facilitar a comunicação entre pessoas surdas e profissionais da saúde por intermédio de tradutores-intérpretes de Libras do IF Baiano e parceiros. A ideia inicial foi de proporcionar a pessoas surdas atendimentos mais inclusivos diante do isolamento e do distanciamento social, provocados por uma das maiores crises sanitárias da história. Com quase um ano de existência, o projeto LibrasInterconect dá mais um passo de desenvolvimento e acessibilidade e, além do formato virtual, será instalado em uma unidade de saúde.

A ideia é que quatro profissionais da Unidade de Saúde Idalécio Nogueira, localizada na sede do município de Itapetinga, estejam disponíveis para o atendimento do público-alvo presencialmente ou pela plataforma. São 1 enfermeira, 1 atendente e 2 técnicos de enfermagem, todos já devidamente treinados, a postos para possibilitar o atendimento especializado junto aos tradutores-intérpretes de Libras do IF Baiano. A proposta visa assistir, no mínimo, 150 pessoas surdas do município.

“Esperamos que essa implantação possibilite a expansão das ações inclusivas do IF Baiano por fomentar parcerias que incentivem, ainda mais, a exequibilidade da proposta em atender as pessoas surdas na área da saúde”, explica o coordenador do projeto, especialista em Libras e professor no IF Baiano, Aisamaque Gomes. De acordo com o gestor do LibrasInterconect, a equipe do IF Baiano, integrada por profissionais do Instituto e parceiros, dará as condições de bom funcionamento da plataforma (clique aqui), enquanto a Unidade de Saúde ficará disponível, por meio dos profissionais da saúde treinados, para o atendimento das pessoas surdas.

A instalação do LibrasInterConect na unidade de atendimento médico se apresenta como um projeto piloto, ou seja, também faz parte de testes para a verificação da viabilidade de instalação em mais unidades de saúde de Itapetinga e, até mesmo, de outros municípios. O objetivo é atender pessoas surdas que cheguem à unidade ou, procurem atendimento on-line, caso prefiram, sempre com a ajuda do intérprete-tradutor de Libras na plataforma do projeto.

Como funciona o LibrasInterConect?

Qualquer pessoa surda pode acessar. Através da barra de pesquisa de qualquer navegador de internet, é só acessar o endereço www.librasinterconect.com.br e clicar na aba “Chamar Intérprete”. O paciente imediatamente será encaminhado para uma aba de preenchimento de informações e, em seguida, para um intérprete-tradutor de libras.

Nesse momento, o intérprete fará o primeiro contato com a pessoa surda e o encaminhará para um profissional da saúde, também parceiro da proposta. Feito isso, o intérprete-tradutor fará exatamente as duas funções: interpretar e traduzir para facilitar a comunicação entre o profissional da saúde e a pessoa surda.

Os profissionais do IF Baiano ficarão a postos na plataforma para atendimento em caso de acionamento pelos trabalhadores que atuam na unidade Idalécio Nogueira, em Itapetinga, com a chegada de uma pessoa surda.

Para assistir ao evento que oficializa a instalação do projeto na unidade Idalécio Nogueira, faça seu cadastro na plataforma RNP (clique aqui). Além da função “Chamar Intérprete” para atendimento, o site do projeto é alimentado com uma série de conteúdos voltados para a prevenção da Covid-19, acesse e conheça.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br